VEJA RECEITA

Nutricionista dá dicas de como aproveitar Dia da Pizza de forma saudável

por GazetaMT

10 de Julho de 2019, 12h34

Nutricionista dá dicas de como aproveitar Dia da Pizza de forma saudável
Nutricionista dá dicas de como aproveitar Dia da Pizza de forma saudável

Responda rápido. Quem inventou a pizza: egípcios ou italianos? Provavelmente a primeira resposta seria que esse alimento tão comum e delicioso veio, claro, da Itália. Mas a resposta está errada. Há mais de 6 mil anos, os egípcios foram os primeiros a misturarem farinha com água e dar origem a uma massa semelhante a utilizada hoje pelo mundo.

As receitas, é claro, foram sendo aprimoradas ao passar dos milênios e hoje é possível criar inúmeras opções saudáveis de massas, caseiras ou não. Couve-flor e brócolis, por exemplo, são algumas opções que podem ser utilizadas para fazerem a base de uma massa diferente e saudável de pizza.

A nutricionista da rede de supermercados Casa Aurora, na Região Norte de Mato Grosso, dá uma dica de receita de pizza ao fim do texto e ainda afirma que é possível, sim, comer um alimento muitas vezes tido como “vilão” da dieta de uma maneira mais fit. “Hoje já contamos com opções mais acessíveis como a farinha integral, que torna a pizza mais nutritiva e saudável, além disso, as escolhas dos sabores da pizza também farão a diferença. E, por fim, vale lembrar que em datas especiais ou comemorativas, como o próprio Dia da Pizza, comer uma está liberado”, afirma Iara Gamboa de Oliveira.

Em Sinop, a Casa Aurora conta ainda com pizzas artesanais de fabricação própria e nas outras cidades da rede, é possível comprar os ingredientes para preparação das próprias pizzas ou comprar massas semi-prontas.

E A ITÁLIA? – Sim, a pizza ganhou contornos mais, digamos, italianos quando chegou à Península da Etrúria, no país. Foi por lá que começaram a testar diferentes combinações, inclusive sendo no início de sua história considerada alimento dos pobres do sul da Itália.

Anos depois, os napolitanos começaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa. Naquela época, no entanto, a pizza lembrava um sanduíche e o recheio dela tinha também relação com posses: quem tinha mais dinheiro colocava mais coisas, como queijo, linguiça e ovos.

Foi no século XVI que a pizza se tornou, de fato, popular em Nápoles e começou a se espalhar pelo mundo. O alimento, tal qual o conhecemos no Brasil, teria sido criada por Raffaele Sposito, em 1889. O Dia da Pizza é comemorado anualmente no dia 10 de julho. 

A RECEITA

Pizza com massa de brócolis

Ingredientes da massa:

1 brócolis

2 ovos

½ xícara de queijo parmesão ralado

¼ de xícara de queijo muçarela + 1 xícara de queijo muçarela

Sal a gosto

Orégano a gosto

Modo de preparo:

1.       Cozinhar o brócolis em água fervente por 4 minutos. Reservar por 20 minutos para esfriar.

2.       Triturar o brócolis frio no processador.

3.       Dispor o brócolis triturado em uma tigela.

4.       Juntar os ovos, o queijo parmesão, o queijo muçarela e uma pitada de sal.

5.       Misturar bem.

6.       Dispor em uma forma antiaderente e assar em forno preaquecido 180 graus por 20 minutos.

7.       Retirar do forno, colocar os ingredientes de preferência para o sabor da pizza.

8.       Retornar ao forno por mais 15 minutos.