LEGISLATIVO E INCLUSÃO

Deputado Sebastião Rezende homenageia Mesa Diretora por Espaço de Identificação Infantil da ALMT

O Espaço de Identificação Infantil da ALMT é referência no atendimento de crianças com deficiência

por Da redação

10 de Julho de 2024, 18h45

None
Divulgação

O deputado estadual Sebastião Rezende entregou, nesta quarta-feira (10/07) após Sessão Plenária ,Moção de Aplausos à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) em função da implantação do Espaço de Identificação Infantil da ALMT, um trabalho social de inclusão e pioneiro no Brasil que foi convidado a participar do XVI Congresso de Identificação Humana, realizado de 13 a 15 de junho de 2024, no Rio de Janeiro (RJ).

A Moção de Aplausos foi requerida pelo próprio deputado Sebastião Rezende, sendo aprovada pela Casa e direcionada à Mesa Diretora, na pessoa do seu Presidente o Deputado Eduardo Botelho, e ao 1º Secretário Deputado Max Russi, extensivo aos demais Membros  da Mesa Diretora, à Ouvidoria Geral da ALMT, na pessoa da Ouvidora Geral Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, e à POLITEC, na pessoa do Diretor Geral Jaime Trevizan Teixeira.

Conforme Rezende, a homenagem vem justamente reconhecer o trabalho dos envolvidos na implantação do Espaço de Identificação Infantil da ALMT, inaugurado em 19 de outubro de 2021, sendo o primeiro, no Brasil, a coletar as informações, fotografia e biometria de bebês recém-nascidos por meio de um equipamento testado e adequado, pioneiramente pela Instituição Legislativa voltado para a identificação civil.

Com o aval da POLITEC, foi testado um aparelho que antes era usado em maternidades e foi adaptado para a identificação civil, estando pronto hoje para atender todo o Brasil. A tecnologia vem possibilitando que a criança, a partir do nascimento, tenha acesso à Carteira de Identidade, uma vez que as digitais da criança ficarão armazenadas nos cadastros de segurança do Estado, de modo que, mesmo que sua fisionomia altere com seu crescimento, as digitais continuarão sendo as mesmas.

“A identificação precoce é um passo crucial para garantir a segurança, proteção e cidadania dos recém-nascidos. Assim, o referido projeto visa implementar um sistema eficiente de identificação, ressaltando sua importância na promoção de um ambiente seguro tanto para as crianças quanto para suas famílias. Além disso, a identificação ajuda a polícia nos casos de desaparecimento, sequestros e outros crimes”, justifica o parlamentar.

O sucesso do projeto é percebido ainda diante de 6.800 crianças atendidas na faixa de 0 a 05 anos, vindas de todo o Estado, através de um acolhimento humanizado e respeitando a faixa etária e suas características únicas, proporcionando um atendimento que valorize a individualidade e promova o bem-estar integral da criança. Inclusive, o Espaço de Identificação Infantil da ALMT é referência no atendimento de crianças com deficiência.

Justamente, em função do sucesso e da magnitude do Espaço de Identificação Infantil da ALMT, que o deputado manifestou de forma pública essa significativa homenagem aos envolvidos nesse projeto pioneiro no Brasil.