AUXÍLIO
Hospital de Cuiabá recebe R$ 200 mil em tecidos para renovar o enxoval
"Agradecemos ao HCanMT a oportunidade de podermos ajudar", comentou Eraí Maggi.
11 de Janeiro de 2024, 13h42

Uma parceria que já dura quase 10 anos e nos últimos dias de dezembro de 2023 foi mais uma vez renovada. A Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) doou para o hospital do Câncer de Mato Grosso (HCan), em Cuiabá, R$ 200.000,00 em tecidos 100% de algodão para confecção de enxoval hospitalar. “Ao todo foram quase cinco mil metros de tecidos. Com esta contribuição, o hospital consegue reduzir custos operacionais e otimizar o orçamento”, destaca o coordenador de Governança do HCan, Silvano dos Santos Silva.
Desde 2014 a doação é feita anualmente, mas atende a necessidade do hospital que renovam os enxovais pelo menos duas vezes por ano. De acordo com Silva, o tecido é utilizado para confecção de lençóis, fronhas, camisolas, camisas e shorts, entre outros itens utilizados pelos pacientes. Outra destinação é a confecção de peças usadas no centro cirúrgico e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). É importante destacar que devido ao processo utilizado para lavagem e desinfecção, uma peça de roupa do enxoval hospitalar tem uma vida útil de no máximo seis meses.
E este ano, teve um diferencial. Além do tecido que também é utilizado para fazer os cobertores, as entidades receberam as peças prontas, o que contribui bastante para o trabalho da costureira Lourdes Ribeiro, de 66 anos. Ela trabalha há 22 anos no HCan e é responsável por confeccionar a roupagem utilizada pelos pacientes e a equipe médica diz que fica muito feliz ao ver o tecido de boa qualidade sendo entregue. “É gratificante trabalhar com matéria prima de boa qualidade. Ações como essa são essenciais e necessárias”, destacou a costureira
Para os cotonicultores, este auxílio contribui com as unidades hospitalares e ajuda a proporcionar mais conforto para aqueles que estão acamados. “Em função do desgaste, o enxoval precisa ser renovado periodicamente, uma vez que envolve a segurança dos pacientes e colaboradores”, enfatiza Silva que também é responsável pelo setor de higienização e limpeza do HCan.
O presidente da Ampa, Eraí Maggi Scheffer, explica que a doação é feita por todos os associados da entidade, que entendem a importância dessa contribuição para um hospital que presta serviços tão relevantes para a população mato-grossense e é referência para pacientes até de outros estados. "Agradecemos ao HCanMT a oportunidade de podermos ajudar", comentou Eraí.
HISTÓRIA - Esta parceria entre Ampa e HCanMT começou há cerca de 10 anos. Em 2014 a Associação entregou ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) tecido para a confecção de aproximadamente 6.500 peças de enxoval hospitalar. Foram 1.500 metros de lençol branco 100% algodão, 1.500 m de brim oliva 100% algodão e mais 2.500 metros de lençol branco misto. E desde então, todos os anos doa a matéria prima para a confecção do enxoval do hospital.