resíduos
Vila Mineira terá projeto-piloto de coleta seletiva
O projeto de coleta seletiva será implantado a partir do dia 23 de março
11 de Março de 2013, 12h30
![Vila Mineira terá projeto-piloto de coleta seletiva](https://media.gazetamt.com.br/thumbnails/2020/01/22/NqDQK7W.jpg)
O Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis lançará no próximo sábado, 16, um projeto-piloto de coleta seletiva do lixo doméstico na Vila Mineira. Na mesma data, serão desenvolvidas diversas ações na Escola Municipal Elza Giovanella, no Instituto Federal de educação Tecnológica (IFMT) e na Praça Brasil, que fazem parte do projeto Recicla Rondonópolis II.
O projeto de coleta seletiva será implantado a partir do dia 23 de março, mas o ponto de coleta dos resíduos, batizados de LEV (Local de Entrega Voluntária de Resíduos Passíveis de Reciclagem) já está instalado no bairro.
Segundo a ambientalista Ana Paula Beer, que encabeça o projeto, o objetivo é ampliar a coleta seletiva para outras regiões da cidade. "Estamos bem felizes, pois acreditamos que através deste projeto vamos poder ter um campo de estudo, com dados consistentes, para futuramente, implantarmos ele em outros bairros de nossa cidade. A partir do desenvolvimento desse projeto-piloto, nós vamos saber se os catadores vão dar conta de recolher todo o resíduo depositado nos LEVs, se a população vai colaborar e vamos poder aplicar o que aprendermos com ele em outras experiências", afirmou.
Ainda no sábado, entre as 14 e 17 horas, na Escola Municipal Elza Giovanella, crianças receberão uma palestra de conscientização sobre a importância da mudança de atitude quanto ao descarte de seus resíduos, de maneira a incentivá-los a fazer a separação do lixo em suas residências, além de corte de cabelo e escova, show de malabaristas, dança de rua, apresentações musicais e atividades físicas.
Estudantes voluntários das diversas universidades da cidade passarão de casa em casa ensinando os moradores a maneira correta de separar os seus resíduos e incentivando-os a aderir e contribuir com a coleta seletiva que será implantada uma vez por semana.
No centro da cidade, mais precisamente na Praça Brasil, também haverá um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), onde a população e as empresas poderão levar seus resíduos passíveis de reciclagem (papel, papelão, plásticos e metal) e lixo eletrônico, das 8 às 14 horas.
Já no IFMT haverá um posto de matrícula para as pessoas que quiserem participar de uma palestra sobre resíduos sólidos, que acontecerá no próximo dia 21 e que dará direito a certificado para as pessoas que participarem.
Histórico - Um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas é dar destinação correta aos resíduos gerados. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cada brasileiro produz quase um quilo de lixo por dia, o que resulta em 183 toneladas diárias em todo país.
Um estudo da ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), feito em 2011 contabilizou 62 milhões de toneladas de resíduos gerados no Brasil naquele ano e o mais grave é que 42% desses resíduos foram parar em lixões e locais ambientalmente inadequados. Este descarte inapropriado contamina rios, oceanos, solos, lençóis freáticos e o ar que respiramos, num ciclo contínuo e crescente que ameaça o futuro da biodiversidade e a vida humana.
Dentro deste contexto, é urgente não só a criação de mecanismos de regulação e descarte de resíduos, como também medidas de educação, conscientização que estimulem a práticas que visem a minimização do desperdício e a reutilização dos resíduos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), aprovada em 2010, prioriza a coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição, a compostagem e a coleta seletiva, trazendo grandes desafios para toda sociedade, pois prevê a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e sociedade.