Homenagem

Escola Bonifácio Sachetti promove homenagem ao patrono; família destacou importância da Educação

Cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (11) teve a participação da família do pioneiro, que ajudou na 'Revolução Verde' em MT

por

11 de Abril de 2014, 12h27

Escola Bonifácio Sachetti promove homenagem ao patrono; família destacou importância da Educação
Escola Bonifácio Sachetti promove homenagem ao patrono; família destacou importância da Educação

Homenagem feita pela comunidade escolar emocionou familiares de Bonifácio SachettiOs alunos e professores da Escola Municipal Bonifácio Sachetti, no Parque São Jorge, realizaram hoje (11) uma homenagem alusiva ao aniversário do patrono da unidade. O evento foi realizado na sede da escola e contou com a presença da viúva de Bonifácio, Quintina Zanetti Sachetti, dos filhos Sandra, Tarcísio, Rogério (Chicão), Paulo e Adilton - que é ex-prefeito de Rondonópolis e estava acompanhado da esposa Rose Sachetti.

Os familiares de Bonifácio foram brindados com cartazes, cartas e poesias feitas pelas crianças sobre o patrono da Escola, considerado um exemplo de trabalhador e chefe de família. A aluna Maria Regina, do quinto ano, falou em nome dos colegas e agradeceu a família Sachetti. "Essa homenagem é sinal do nosso apreço pelo seu Bonifácio e por tudo que vocês fizeram por nós e nossa cidade", declarou.

Ao falar para os alunos, dona Quintina Sachetti contou a história do marido, que trabalhou na roça desde cedo e não teve condições de estudar. "Apesar das dificuldades, ele sempre valorizou a Educação. Tenho certeza que, onde estiver, ele está orgulhoso de todos vocês e dizendo: estudem minhas crianças", afirmou.

Quintina também disse que espera ter a oportunidade de ver as crianças se formando um dia e exercendo com dignidade as profissões que escolherem. Ela deixou dois conselhos às crianças: "Respeitem e valorizem seus professores e pais e tenham sempre em mente a importância do estudo. Vocês são o futuro do País e é de pequeno que se aprende as coisas. O que vocês aprenderem aqui ninguém poderá tomar, será para toda a vida".

Apaixonado pela Educação
Os filhos Rogério e Adilton Sachetti também conversaram rapidamente com os alunos e destacaram a importância da Educação na garantia de uma vida melhor no futuro. Adilton, que era prefeito quando a escola foi inaugurada em 2006, disse que a ideia de batizá-la com o nome do pai foi da própria comunidade e honrou a família.

O ex-prefeito Adilton Sachetti disse que novas gerações precisam conhecer e valorizar a história"Papai ficou cego de um olho ainda criança, mas era um visionário e parecia enxergar o futuro. Numa época em que os filhos de famílias pobres eram vistos como mão de obra para ajudar na renda familiar, ele fez questão de nos encaminhar para o estudo. Participou das formaturas de todos os filhos , do ensino fundamental até a faculdade, e isso mudou nossas vidas. Ele sabia que a Educação poderia garantir para nós uma condição melhor e isso também vale para vocês", recomendou aos alunos.

Em conversa com a reportagem do Gazeta MT, Adilton Sachetti disse que o nome de Bonifácio batizou também um Posto de Saúde em Sapesal, uma avenida no distrito industrial de Rondonópolis e duas escolas - esta em Rondonópolis e outra no município de Ouro Branco. Segundo ele, todas as homenagens são bem vindas, mas as duas escolas tem um significado especial para a família.

"Ele era um apaixonado pela Educação e certamente está orgulhoso em ver que o pensamento dele foi passado adiante. Quero aproveitar para parabenizar a direção da escola por essa oportunidade. Neste mundo marcado pela tecnologia, pela virtualidade e pela rapidez nas informações, muitas vezes esquecemos de reverenciar o passado e as pessoas que nos trouxeram até aqui. Tem muita coisa bonita no passado e é importante que as gerações mais novas conheçam estas histórias de luta e superação", destacou.

Pioneiro
Bonifácio Sachetti nasceu em Criciúma (SC) e se estivesse vivo completaria hoje 81 anos. Ele tinha 11 irmãos e nasceu numa família de pequenos agricultores. Casou-se jovem com Quintina Sachetti, com quem teve nove filhos, e sustentou a família sempre trabalhando em lavouras.

Bonifácio se mudou para Mato Grosso no início da década de 80 e foi um dos responsáveis pela 'revolução verde' que tornou o Estado campeão na produção de soja, algodão e outros produtos agrícolas.  Ele faleceu em 1999, aos 66 anos.