Grupo de José Carlos do Pátio aguarda formalização de novo partido para deixar o PMDB

por GazetaMT

11 de Junho de 2013, 05h00

Grupo de José Carlos do Pátio aguarda formalização de novo partido para deixar o PMDB
Grupo de José Carlos do Pátio aguarda formalização de novo partido para deixar o PMDB

Recusado por algumas legendas e desconfiado de outras, o ex-prefeito José Carlos do Pátio entrou na luta para recolher assinaturas visando a criação em Mato Grosso do Partido da Solidariedade (PS) - que no plano nacional é presidido pelo advogado Marcílio Duarte, mas, nos bastidores, tem a liderança do deputado federal Paulinho da Força (PDT/SP).

A decisão foi tomada depois de uma avaliação interna, em que o grupo do ex-prefeito de Rondonópolis considerou que ele precisa de espaço próprio para 'renascer' politicamente. Pátio foi cassado no ano passado e, mesmo após conseguir uma liminar na Justiça, foi impedido de disputar a reeleição pelo PMDB.

"Os partidos sob o comando dos grupos de Silval e Maggi querem nos isolar. Nas legendas de oposição as lideranças temem dividir o comando. Então o caminho é investir em um novo partido, sem caciques e com espaço para fazer política", disse um aliado de Zé do Pátio.

Parte das filiações arregimentadas por eles já foi encaminhada à Justiça Eleitoral e o grupo aguarda apenas a formalização pelo TSE para anunciar uma debandada em massa do PMDB com destino ao PS.

O projeto inicial é reconduzir o ex-prefeito à Assembléia Legislativa, mas os aliados não descartam a possibilidade de José Carlos do Pátio disputar uma vaga ao senado.

Isso, claro, se não houver mudanças na liminar que afastou a inelegibilidade.