TECNOLOGIA

Tecnologias sustentáveis da Embrapa para criação de peixes estarão na Agrotins 2021

Tema da feira 100% digital é Agro 4.0: tecnologia no campo.

por Da redação

11 de Junho de 2021, 07h43

None
Divulgação

ecnologias desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente e parceiros, específicas para a criação de peixes, estarão disponíveis no site da Agrotins 2021, de 15 a 18 de junho.  A 21ª edição da feira agrotecnológica de Tocantins será totalmente digital.

A abertura, em 15 de junho, a partir das 9h10, contará com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que também participará do painel "Resultados Alcançados e Perspectivas para o Plano ABC+ 2020-2030", às 11h15; com Jaime Café,  secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura; César Halum, secretário de Política Agrícola; e Fabiano Piñero Miranda, presidente do Ruraltins.

Tecnologias gratuitas disponíveis no site da feira e da Embrapa

sistema tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology – BFT), considerado adequado e promissor para o desenvolvimento sustentável da aquicultura, é um processo agropecuário que disponibiliza informações sobre redução do teor proteico das rações para alimentação inicial de tilápia-do-nilo em sistema BFT,  proporcionando redução no custo com a alimentação e manutenção da qualidade de água pelos produtores.

Os aditivos originados da levedura Saccharomyces cerevisiae e seus coprodutos, como a levedura autolisada e a parede celular da levedura, quando suplementados em rações para diversas espécies de peixes melhoram o desempenho e saúde dos animais. Estes aditivos apresentam segurança para os peixes, meio ambiente e consumidor final. Veja mais aqui

Aquisys v.1.3 é um sistema informatizado elaborado para apoiar a difusão de boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura, com foco na produção de tilápia em viveiro escavado. Oferece orientações úteis ao sistema de produção e importantes para a educação ambiental. Favorece o uso correto de insumos, minimizando impactos negativos na qualidade da água e em outros recursos naturais, como também apresenta orientação para outros impactos que possam ser geradores de problemas ao próprio sistema de produção.

AgroTag Aqua, aplicativo para uso em dispositivos móveis (tablets ou smartphones), incorpora o protocolo para qualificação de sistemas produtivos em propriedades aquícolas. O aplicativo oferece funções de georreferenciamento e delimitação em mapas da área de interesse e de alta resolução, registro fotográfico e conexão WebGis. Entre suas funcionalidades, destacam-se: registro de informações básicas sobre sistemas produtivos, georreferenciamento de área de interesse, mapas de alta resolução, delimitação em mapa da área de interesse (no campo), registro fotográfico e conexão a WebGIS visando o compartilhamento das informações levantadas junto aos membros e parceiros do projeto. As informações coletadas com o aplicativo podem ser acessadas pelou suários cadastrado por meio da Plataforma WebGis.

Algumas dessas tecnologias estarão disponíveis também no canal da Embrapa Meio Ambiente no YouTube – Redução de proteína bruta em dietas para juvenis de tilápia-do-nilo em sistema bioflocos (BFT); Aquisys Versão 1.3  – sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e AgroTag Aqua.

Sobre a feira

A plataforma Agrotins já está on-line.

A partir do dia 15, os interessados poderão acessar os ícones “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”. As palestras, minicursos, workshops, biblioteca digital, vídeos e cartilhas ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o encerramento da feira.