REPRESENTATIVIDADE

Solenidade de abertura da Expoagro 2023 é marcada por presença de politicos e entidades

anto o ministro Carlos Fávaro como o governador Mauro Mendes foram homenageados na solenidade de abertura da Expoagro.

por EMERSON DOURADO

11 de Julho de 2023, 08h30

None
Divulgação

Numa cerimônia que reuniu os três entes federativos (União, Estado e Município) e várias lideranças do setor produtivo mato-grossense, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, destacou na solenidade oficial de abertura da 55ª Expoagro o caráter unificador do evento.

“Integração não é só uma palavra, mas nossa realidade. Hoje, reunimos aqui nossa diretoria, parceiros como Acrimat, Famato, Aprosoja, Ampa, Fiemt, Fecomércio e Unem. Isso mostra que o agro de Mato Grosso está unido em torno de um ideal em comum”, declarou Nogueira.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes e do vice-prefeito José Roberto Stopa – além de parlamentares estaduais e federais.

“Fico feliz de ver o planejamento e a responsabilidade que eles têm ao conduzir essa entidade, tão importante não só para Cuiabá, mas para todo Mato Grosso”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.

Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação do Plano Diretor para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro, feita pelo ex-presidente do Sindicato Rural, Jorge Pires de Miranda. O projeto prevê a remodelação do atual espaço, com reforma do centro de eventos, do ambiente de leilões e a construção de escola de formação profissional para a baixada cuiabana.

Foto: Divulgação Expoagro

Reconhecendo o empenho do Sindicato Rural em manter o parque vivo e funcionando, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, reiterou a disposição da prefeitura em ser parceira do organizador da Expoagro. “Estamos nos empenhando para que, até o término do ano que vem, seja possível entregar o Centro de Eventos Jonas Pinheiro totalmente requalificado, gerando emprego e renda”, garantiu Stopa.

Destacando o recente Plano Safra, anunciado em junho, o Ministro Carlos Fávaro observou o impacto dos recursos do agro nas cidades. “São recursos que refletem também na cidade, porque o dinheiro investido pelo agro gera emprego não só em todos esses estandes, mas em toda a economia do estado de Mato Grosso”, afirmou Fávaro.

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária. Foto: Divulgação Expoagro

Já o governador Mauro Mendes reforçou o empenho em unir forças com o Sindicato Rural de Cuiabá. “Estamos abertos para trabalharmos juntos em sinergia”, reiterou. “É importante ver que o Sindicato Rural está recuperando a Expoagro e, na inteligência deste novo momento, também esteja ressignificando sua função, encontrando novas vocações, para manter sua importância histórica”, analisou Mendes.

Homenagens. Tanto o ministro Carlos Fávaro como o governador Mauro Mendes foram homenageados na solenidade de abertura da Expoagro.

Fávaro pela mudança na legislação de prevenção, controle e erradicação do mormo – uma doença infecciosa causada por bactéria que incide em cavalos e pode afetar humanos. Com a portaria 593, de 3 de julho, as diretrizes de diagnóstico foram alteradas, reduzindo o risco de resultados “falsos positivos” – uma demanda de mais de dez anos.

Governador Mauro Mendes recebe homenagem na 55ª Expoagro. Foto: Divulgação Expoagro

Já Mendes foi agraciado pelas ações em prol da segurança no Estado, equipando as forças militares de polícia e o Corpo de Bombeiros.

Após a solenidade de abertura, o empresário, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo, apresentou a palestra “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”. Troyjo é, hoje, uma das principais vozes do Brasil nos mercados globais.

Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro segue até 16 de julho com projeção de público superior a 200 mil pessoas. Dos nove dias do evento, sete terão entrada gratuita. Confira a programação: https://bit.ly/expoagro-programa.