Quebra-molas em vias de ônibus não seguem norma do Contran
Rondonópolis se utiliza de redutores de velocidade (quebra-molas) nas vias de passagem dos ônibus em desacordo à Resolução 39/98 do Contran
12 de Dezembro de 2011, 09h29

Até o final deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat), Rondonópolis terá 30 quebra-molas a mais. A intenção é reduzir a velocidade dos veículos e assim, diminuir o número de acidentes. Contudo, parte das lombadas instaladas não seguem as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a medida não vem agradando grande parte da população, especialmente, aqueles que dependem do transporte coletivo, cujas rotas precisam de um tempo maior para serem percorridas depois da instalação das lombadas. A empresa Cidade de Pedra, que opera o transporte coletivo em Rondonópolis, informou que precisou alterar horários de linhas em função do aumento no tempo do percurso do ponto inicial ao final.
Enquanto a maior parte das cidades investe em corredores para ônibus com o objeto de reduzir o tempo dos percursos e com isso, incentivar a população a utilizar o transporte coletivo, Rondonópolis se utiliza de redutores de velocidade (quebra-molas) nas vias de passagem dos ônibus em desacordo à Resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe a construção de lombadas nessas vias.
"Art. 5º - As ondulações transversais são: I - TIPO I: Somente poderão ser instaladas quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo", segue resolução.