ANO LETIVO

Em Rondonópolis, pais encontraram portões das escolas fechados nesta quarta-feira

Previsão de reinício das aulas neste dia 12 foi adiada ontem (11) a noite após reunião da Prefeitura com profissionais da Educação

por Robson Morais - De Rondonópolis

12 de Fevereiro de 2020, 10h10

None
Divulgação

Os pais que acordaram cedo e arrumaram os filhos para o reinício das aulas na rede municipal de ensino em Rondonópolis acabaram por dar meia volta. Criança nenhuma frequentou as aulas nesta quarta-feira (12) porque o ano letivo foi adiado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) após reunião junto a profissionais da área. O comunicado oficial foi feito na noite de ontem (11) e pegou muitos de surpresa. A nova previsão de retomada é na próxima segunda-feira (17).

Em  nota oficial, a assessoria de imprensa da Prefeitura explica: “Uma reunião entre a secretária de Educação, Carmem Garcia Monteiro, representantes da Adesmur - Associação de Diretores de Escolas Municipais de Rondonópolis, no começo da noite desta terça-feira (11), decidiu pelo adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino.

As razões para o fato se baseiam na dificuldade encontrada pelos diretores de unidades de ensino em razão da falta de funcionários da empresa terceirizada Coopervale que realizam os serviços de limpeza, merenda e vigilância, bem como a falta de estagiários para auxiliar os professores em sala de aula, no que diz respeito a atenção aos alunos com deficiência, bem como os estagiários que dão suporte aos professores que atuam com os alunos da Educação Infantil na faixa etária de seis meses a três anos e 11 meses”.

A nota expressa, ainda, a falta de professores “que foram convocados e não compareceram para a lotação, e ainda outros, que não conseguiram providenciar a respectiva documentação em tempo hábil”. Esta versão dada pela Prefeitura foi contrariada à reportagem por uma servidora da rede, que aguardava os pais na porta da escola pela manhã. Segundo ela, muitos professores contratados não estavam recebendo os devidos ordenados, além, claro, dos que ainda não haviam sido lotados.   

Seguindo o comunicado: “Em razão disto, a Semed, e os diretores das unidades educacionais da rede pública municipal, se viram impedidos de iniciar o período letivo nesta quarta-feira (12), como estava agendado no calendário escolar de 2020, e marcar uma nova data: 17/02, próxima segunda-feira.

Para evitar qualquer prejuízo aos alunos, um calendário de reposição será elaborado pela equipe diretiva das escolas, Emeis , UMEIs e CMEIs com a participação efetiva dos Conselhos Deliberativos das Unidades Educacionais da Rede Municipal com a anuência da Semed”.