TEMPORAL

Prefeitura decreta situação de emergência após fortes chuvas em cidade de MT

Corpo de Bombeiros informou que recebeu 160 chamadas de solicitações de apoio para retirar as vítimas que estavam em suas residências alagadas

por Emerson Dourado Com PP

12 de Fevereiro de 2024, 07h29

None
Divulgação

Diante da enchente e alagamentos, a Prefeitura de Cáceres decretou situação de emergência e calamidade pública, após o temporal que atingiu Cáceres , nesse sábado (10). De acordo com a Defesa Civil, após forte chuva o córrego Sangradouro que corta a cidade, transbordou e atingiu diretamente 7 mil pessoas.  

Com o decreto, a gestão municipal está autorizada a mobilizar todos os órgãos para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Município de Cáceres, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. 

Também pode convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre. 

Além disso, “fica dispensado de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos”.