IMBRÓGLIO SOCIAL

Líder do prefeito, Ibrahim Zaher, denúncia que criação do residencial Padre Miguel é cercada de irregularidades

Famílias contempladas na gestão anterior com terrenos em área verde buscam apoio na Câmara

por Emerson Dourado

12 de Março de 2025, 18h35

None
Divulgação

Na sessão ordinária desta quarta-feira (12-03), um grupo de famílias contempladas no final da gestão do ex-prefeito Zé do Pátio, com moradias no Residencial Padre Miguel, compareceu e na Câmara de Municipal em busca de apoio dos vereadores, para a resolução das várias irregularidades que ocorreram criação do conjunto habitacional.  Situação que travou a construção das casas populares do programa Ser Família Habitação do Governo Estadual.

O vereador Ibrahim Zaher (MDB), aponta que há casos como de uma família que realizou a inscrição no mês em que o terreno foi entregue pela prefeitura, enquanto existem outras famílias que estão a mais de uma década esperando para receber a sua casa própria.

Segundo o líder do prefeito, a principal irregularidade do processo foi a escolha de uma área verde para implantar o residencial, o que já de início inviabiliza a continuidade destas famílias no local. “É uma situação que nos preocupa bastante, pois existe de fato desde 2018, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público e uma determinação judicial que transformou essa área em uma área verde, ou seja, um local que estaria impróprio para ser utilizado com uma área residencial. Hoje vemos que é um projeto que foi gasto dinheiro público onde não poderia ter sido feito e cria-se todo este imbróglio.”, explicou.

Além da implantação do residencial em uma área verde, o vereador inúmera  outras irregularidades que completam a desastrosa e oportunista política habitacional da gestão anterior. “Primeiro o período que foi feito esse residencial, essa área já é da prefeitura a muito tempo, mas a implantação só foi feita já no fim da gestão do Zé do Pátio. A seleção das famílias não acompanho os critérios estabelecidos no programa Ser Família Habitação, para que de fato as famílias contempladas fossem de fato as que realmente mais necessitavam. E então o que vemos ali, 50 lotes que foram entregues, e destas nós temos visto nas manifestações de 15 a 16 famílias, e temos 34 famílias que não aparecem para reivindicar o seu lote. E isso é muito estranho, e tem muita coisa errada nesse processo, como é padrão na gestão do ex-prefeito”, explanou Zaher.

No caso do residencial Padre Miguel, Ibrahim destaca que as famílias não ficarão desamparadas. “O prefeito determinou ao secretário de Habitação que encontre uma forma de resolver a situação, que se não for naquela área contemplar essas famílias que tem critérios em outros programas que o município já tem em andamento e dar dignidade para estas famílias com moradias.”, finalizou.

Dentre os 111 municípios inseridos no programa Ser Família Habitação, os números do MTPar mostram que Rondonópolis está na penúltima colocação com apenas 45 moradias, bem longe das 3 mil casas da capital e as mais de mil para Primavera do Leste.