RONDONÓPOLIS

De aviso prévio, motoristas paralisam transporte coletivo

Cerca de 150 trabalhadores temem demissão em massa no dia 30. Empresa confirmou fim dos serviços

por GazetaMT

12 de Junho de 2019, 08h25

De aviso prévio, motoristas paralisam transporte coletivo
De aviso prévio, motoristas paralisam transporte coletivo

Foto: ReproduçãoDesde a madrugada desta quarta-feira (12), cerca de 150 motoristas da empresa Cidade de Pedra, prestadora do serviço de transporte coletivo em Rondonópolis, seguem paralisados. O ato é uma resposta à decisão da concessionária, que já entregou avisos prévios aos trabalhadores e prevê fechar as portas já no dia 30.

O caso foi tema de reportagem publicada ontem pelo GazetaMT (aqui). Nesta madrugada, os 150 trabalhadores decidiram não sair às ruas, com o objetivo de chamar a atenção da Prefeitura para resolver a situação do transporte coletivo e a população para a realidade triste seguem enfrentando. Eles também devem ir a Câmara pedir apoio dos vereadores

Como noticiado ontem, a Cidade de Pedra argumentou que, sem ajuda do Poder Público municipal,  não poderá mais operar em Rondonópolis ainda neste mês. Sem contrato (vencido desde 2014) junto ao município, o histórico da atuação segue marcado por precariedade e crise nas finanças.

O Sindicato dos Transportes Terrestres de Rondonópolis acompanha com a empresa as negociações dos direitos trabalhistas. Em fevereiro, última reunião entre representantes da Cidade de Pedra e administração municipal, um acordo firmado previa aumento no reembolso do chamado passe-livre. O valor subiu de 0,38% para 0,50% por passagem. Não foi suficiente.

Nos números, cerca de 12 mil pessoas/dia utilizam o transporte coletivo em Rondonópolis. Boa parte destes beneficiários de isenção recompensada pelo poder municipal.

Licitação

Desde 2016, dois anos pós o vencimento do contrato, três processos licitatórios para concessão já foram realizados, sendo dois na atual gestão. Todas acabaram desertas, ou seja, sem o interesse de nenhuma empresa em assumir a concessão.

"Diante da situação, a prefeitura formou uma Comissão de Transporte que definiu que deveriam ser feitas mudanças no edital da licitação com o objetivo de atrair empresas na próxima licitação", informou ontem a Prefeitura em nota à imprensa da capital do Estado. O Executivo municipal trabalha, ainda, na confecção de um novo edital a partir de estudos sobre a realidade atual do transporte público na cidade para lançar uma licitação. Não há uma data definida.