OPINIÃO

Hospital e seu compromisso com a sociedade

por Altino José de Souza

12 de Junho de 2024, 16h23

None
Divulgação
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa. Para reforçar a importância desses estabelecimentos, no Brasil, o Dia do Hospital é comemorado no dia 02 de julho, a data foi criada em homenagem ao dia de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945.  
Além de homenagear essas instituições, a data reforça a importância do hospital para a sociedade e consagra os inumeráveis e valiosos serviços prestados por esses estabelecimentos aqui no Brasil.  
É preciso agraciar também aqueles que fazem os hospitais funcionarem, para que assim cumpra com suas finalidades, que é tratar e salvar vidas. Para isso é necessário o empenho de profissionais das mais diversas áreas, que vai muito além do médico e do enfermeiro. Cada um tem sua devida importância nessa engrenagem, desde os colaboradores que zelam pela limpeza e higiene do local, até aos gestores, responsáveis pelo bom funcionamento da unidade. 
Porém, como sabemos, a saúde, apesar de ser um direito garantido pela Constituição Federal, que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, na realidade não é tratada com a devida atenção que merece. Com isso, faz-se necessário a estrutura da rede privada de saúde, que vai desde clínicas e consultórios, até grandes hospitais que realizam atendimentos dos mais complexos.  
De acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), existem aproximadamente 6,6 mil unidades hospitalares, entre públicas e privadas, no Brasil. Em Mato Grosso, somente o Sindessmat, Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso, que representa as unidades privadas no estado, conta com quase uma centena de estabelecimentos associados. Isso mostra o tamanho e a força dos estabelecimentos de saúde privados no estado e do Sindessmat, que há 35 anos defende os direitos e interesses do setor.  
Sabendo de tudo isso, a nossa reflexão, para este dia tão importante, é direcionada também aos trabalhadores da saúde, que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas e para o bom funcionamento das unidades hospitalares. Os profissionais do hospital têm pleno conhecimento de seu papel e sua enorme importância no funcionamento desse equipamento, colaborando imensamente para o restabelecimento e manutenção da saúde da população.  
Altino José de Souza é médico e presidente do Sindessmat