Falta de planejamento

Estiagem causa desabastecimento de água em Rondonópolis

por GazetaMT

12 de Setembro de 2019, 09h49

Estiagem causa desabastecimento de água em Rondonópolis
Estiagem causa desabastecimento de água em Rondonópolis

A forte estiagem que se abateu este ano sobre o estado de Mato Grosso tem provocado a baixa no nível dos rios e até das águas subterrâneas, o que por sua vez provoca dificuldades para a manutenção dos serviços de fornecimento de água para a população. Sem chuvas há mais de quatro meses, a umidade do ar está baixíssima, o que aliado ao forte calor aumenta em muito o consumo de água, o que piora ainda mais a situação.

Por conta desse quadro, muitos bairros da cidade estão ficando sem o líquido precioso, já que devido à escassez de água típica desse período do ano, o Sanear, empresa responsável pelo abastecimento de água em Rondonópolis é obrigado a fazer um rodízio, cortando o fornecimento de água em alguns bairros para poder abastecer outros.

Até aí, tudo normal, afinal se trata de um fenômeno natural típico desse período do ano a diminuição do nível dos rios e das águas subterrâneas e contra isso o homem nada pode fazer, a não ser torcer para que as chuvas voltem logo e normalizem a situação.

Mas, por outro lado, é justamente para oferecer uma solução para situações como essa que os cidadãos e cidadãs pagam seus impostos e elegem seus gestores, pois se tudo corresse às mil maravilhas durante todos os períodos do ano, para que precisaríamos de prefeitos, governadores e até de presidentes da República? Não estamos dizendo que seja problema exclusivo dessa atual gestão municipal, já que o problema já vem de outros anos, mas é dessa gestão que a população tem que cobrar a solução.

Então, apesar de compreender a questão, o Buxixo entende que a falta d'água se deve mais à falta de planejamento e ações preventivas e que aumentem o volume da captação de água do que propriamente à natureza. Afinal, se o volume captado nesse período é insuficiente para a população, que se aumente o volume captado, para se evitar o transtorno e o sofrimento da população. Dinheiro para isso não falta...