ESCUDO PENAL
Polícia Penal realiza operação na Penitenciária da Mata Grande e apreende materiais ilícitos
Na ação, equipe disfarçada observou indivíduos operando drones no perímetro aéreo da unidade
13 de Janeiro de 2026, 07h47
Nesta segunda-feira (12.01), a Polícia Penal deflagrou uma operação na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, conhecida como “Mata Grande”, em Rondonópolis. A ação denominada Operação Escudo Penal teve como principal foco combater o transporte de drogas, celulares e outros materiais ilícitos para além dos muros da maior interior do estado.
Em uma das ocorrências, os Policiais Penais interceptaram um drone sobrevoando a unidade, e apreenderam diversos materiais ilícitos que seriam inseridos dentro da penitenciaria com um prejuízo para o crime por volta de R$ 400 mil. Já os elementos que tentavam cometer o ato criminoso conseguiram fugir para uma região de mata, com a aproximação da equipe.
A operação foi orquestrada para este momento, depois que o Setor de Inteligência da unidade durante a madrugada Policiais Penais, disfarçados de trabalhadores rurais, se posicionaram em pontos da rodovia MT-130 e se embrenharam na área de mata fechada nas proximidades.
Depois de um certo período de patrulhamento, a equipe visualizou uma dupla operando os drones. Na abordagem, eles receberam voz de prisão, e mesmo assim empreenderam fuga pela mata, deixando os materiais que seriam lançados na Mata Grande para trás.

Uma mochila preta; Um kit completo de drone, incluindo aparelho, controle remoto, nove baterias, carregador, hélices extras e cabo USB; Dezesseis aparelhos celulares e uma peça de celular; Onze fontes e onze cabos USB; Duzentos e vinte e sete chips de celular; Quatro garrafas PET contendo uísque; Dois isqueiros; Nove carretéis de linha; Duas fitas isolantes; Dois garrotes de látex; Três papéis de seda; Cinco pacotes de fumo; Duas bandejas de mortadela; Duas bandejas de muçarela.
Para a direção da Mata Grande, a ação de perspicácia e determinação da equipe de campo foi fundamental e resultou em um prejuízo considerável para o crime.