eleição da mesa

Thiago Muniz defende nome de Ibrahim para presidir Câmara

"O nosso grupo está muito unido e temos o compromisso de eleger o presidente da Câmara de dentro desse grupo', disse ele

por

13 de Dezembro de 2012, 16h47

Thiago Muniz defende nome de Ibrahim para presidir Câmara
Thiago Muniz defende nome de Ibrahim para presidir Câmara

O vereador recém-eleito Thiago Muniz (PPS) disse acreditar que a próxima Mesa Diretora da Câmara tem um enorme desafio pela frente e defendeu o nome do também estreante na vereança Ibrahim Zaher (PSD) como candidato do grupo aliado do prefeito eleito Percival Muniz (PPS).'Sem querer desmerecer ninguém, eu sou muito amigo do Ibrahim e tenho certeza de que ele vai ser um excelente presidente', disse Thiago Muniz

Para o vereador, administrar o Parlamento com o aumento do número de vereadores, que passam dos atuais 12 para 21 a partir de janeiro de 2013, sem o respectivo aumento no valor do duodécimo repassado pelo Executivo, será um grande desafio. "Quem for assumir a presidência terá um enorme desafio pela frente para gerir esse aumento nas despesas sem o aumento dos recursos financeiros, até por que ali é gasto mais de um milhão de reais por mês, que é dinheiro da comunidade, e tem que no mínimo dar mais transparência para o que acontece na Câmara", apontou.

Sobre o nome de sua preferência para ocupar a presidência do Legislativo, Muniz aponta o nome de Ibrahim Zaher. "O nosso grupo está muito unido e temos o compromisso de eleger o presidente da Câmara de dentro desse grupo. Sem querer desmerecer ninguém, eu sou muito amigo do Ibrahim e tenho certeza de que ele vai ser um excelente presidente, caso venha a conseguir a indicação do grupo".

O PPS, partido ao qual Thiago Muniz é filiado, abriu mão de disputar a presidência da Câmara, mas existem compromissos já assumidos com os partidos aliados, como no caso da presidência, que será ocupada por um vereador do PSD ou do PDT; a primeira vice-presidência ficará com o PT, sendo que a segunda vice ficará aberta para algum aliado de última hora, que vier de fora do arco de alianças do prefeito eleito; a primeira-secretaria com o PPS e a segunda com o partido que for preterido na escolha do presidente.

Eleição da Mesa x Governabilidade - Thiago Muniz comentou também sobre a aproximação de partidos como o PMDB, que dá sinais de que deve aderir ao grupo do prefeito eleito, mas descarta a possibilidade de que isso venha a alterar as negociações em torno da Mesa Diretora.

"Para governar com tranquilidade, o prefeito precisa de dois terços dos vereadores ou da maioria absoluta. Mas para eleger a Mesa da Câmara é preciso apenas maioria simples. Acho que são coisas distintas e devem conversadas separadamente. No caso do PMDB, sinto que vamos contar com eles para ajudar a futura administração, mas acho difícil um acordo já para a eleição da Mesa", opinou.

Administração - O vereador reconhece que existe uma expectativa muito grande por parte da população com relação à futura administração e que os desafios para o próximo gestor são na mesma proporção. "A palavra certa para ser dita sobre o início da futura gestão é muito trabalho. As administrações dos últimos quatro anos deixaram muito a desejar e hoje a cidade está cheia de buracos, com problemas na saúde, travada para a vinda de novas indústrias, falta uma organização para receber a ferrovia. Esses são desafios para a nova gestão destravar e eu serei um parceiro da população para ajudar a resolver esses gargalos e aproximar as pessoas do serviço público", finalizou.