Tempo fechado

Chuvas causam alagamento em Campo Novo dos Parecis

Mais de 3 mil pessoas terão que ser retiradas de suas residências.

por

13 de Fevereiro de 2017, 06h50

Chuvas causam alagamento em Campo Novo dos Parecis
Chuvas causam alagamento em Campo Novo dos Parecis

Governador visita muicípio. Foto: José Medeiros/Gcom-MTO município de Campo Novo dos Parecis, localizado na região Norte do Estado está sofrendo com as chuvas nos últimos dias. Em 48 horas choveu mais do que o previsto para o mês todo.  Três mil pessoas foram atingidas pelo alagamento. Para verificar a situação e buscar uma solução para o problema, o governador Pedro Taques esteve no município neste domingo (12), acompanhado de secretários e um engenheiro do corpo técnico do Estado.

Desde o início de sábado (11), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam junto com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias que não podem ficar em suas casas. "Nossas equipes estão mobilizadas para dar toda assistência à população. A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) vai enviar engenheiros para que encontremos uma solução estrutural e não paliativa, caso contrário ano que vem teremos essa mesma situação", disse o governador.

Uma equipe de engenheiros da Secid deve chegar a Campo Novo do Parecis no começo desta semana para fazer um estudo aprofundado da área e propor uma solução definitiva. "Claro que houve um excesso de chuva, mas é preciso preparar o bairro para impactos iguais a este ou superiores. Vamos analisar quais as contribuições de água que chegam ao bairro, se a drenagem feita é suficiente, se o chamado 'piscinão' tem escape. Vamos tratar o assunto com a responsabilidade que o caso requer", garantiu o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos.

Segundo o setor de monitoramento da Defesa Civil, as precipitações só devem reduzir a partir de quinta-feira (16). Até lá, todos os dias devem apresentar 95% de probabilidade de chuva.