SEM PREVISÃO PARA VOTAÇÃO

TJ adia votação de projeto que aumenta de 30 para 39 número de desembargadores

Quanto às vagas para juízes auxiliares, o TJ não tem data para analisar o projeto que ainda tem resistência por parte de alguns magistrados.

por Fernanda Leite

13 de Fevereiro de 2020, 15h37

None
Divulgação

Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha retirou de pauta nesta quinta-feira (13) o projeto 9/2018 que prevê a criação de mais 9 vagas de desembargadores na Corte.

O projeto seria analisado pelo Órgão Especial composto por 13 magistrados, porém, o desembargador Márcio Vidal teria se manifestado que a competência de aprovação do projeto é do Tribunal Pleno, formado pelos 30 desembargadores do TJ.

“Eu anuncio a retirada de pauta da proposição 9/2018 para modificar a propositura de cargos de desembargadores. Fica retirado de pauta a proposição 06/2019 que prevê a criação de juiz auxiliar para em tramites especial. Justifico que existem vários magistrados contra essa proposta para um estudo sem dia definido”, disse o presidente do TJ.

Uma nova sessão extraordinária sem data definida  será marcada para deliberar sobre a manifestação do desembargador Vidal.

De acordo com o projeto, o TJ passaria de 30 para 39 desembargadores.

Caso seja aprovado, a Assembleia Legislativa analisará a mensagem e posteriormente, para a sanção do governador Mauro Mendes (DEM) e homologado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Das novas cadeiras, 7 serão destinadas a juízes, sendo quatro pelo critério de antiguidade e três por merecimento.

Outras duas, do chamado quinto constitucional, serão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público Estadual.

Quanto às vagas para juízes auxiliares, o TJ não tem data para analisar o projeto que ainda tem resistência por parte de alguns magistrados.