OPINIÃO

Ives Gandra, um brasileiro notável

por Samuel Hanan

13 de Fevereiro de 2025, 06h00

None
Divulgação

Há brasileiros que merecem e precisam ser reverenciados em razão de tudo o que representam para o país, cada qual em sua área de atuação. Ives Gandra da Silva Martins, sem dúvida alguma, é uma dessas personalidades.

A alegria de vê-lo comemorando 90 anos no próximo dia 12 de fevereiro, cheio de vitalidade e ainda com muito apetite e incrível disposição para a produção intelectual, só não é maior que o seu vasto currículo profissional, responsável por fazer dele uma das maiores personalidades do universo jurídico nacional.

Há muito o que se falar da carreira de Ives Gandra. Advogado formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Tributário e Ciência das Finanças, é doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, da qual é professor emérito, título também conferido a ele pelas Escolas de Comando e do Estado-Maior do Exército e da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Superior. Entre seus quase 40 títulos acadêmicos destacam-se, ainda, o de professor honorário de universidades da Argentina, do Peru e da Romênia, de doutor honoris causa das universidades de Craiova (Romênia), da PUC-Paraná e PUC-Rio Grande Sul, além de catedrático da Universidade do Minho (Portugal).

É também presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMÉRCIO-SP e fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária do Instituto Internacional de Ciências Sociais.

Sua contribuição como jurista é igualmente fantástica. Escreveu mais de 90 livros, é coautor de outras 350 obras e assina cerca de 3.000 estudos sobre direito, economia, filosofia, história, sociologia e literatura publicados em 21 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.

Tenho a honra e a felicidade de desfrutar de uma amizade de mais de 30 anos com Dr. Ives Gandra, um dos brasileiros mais completos que já conheci. Seu legado extrapola as fronteiras do direito tributário, ao qual dedicou a maior parte da carreira. É acima de tudo, um defensor da segurança jurídica, um cidadão que prega e pratica o respeito absoluto à Constituição e a todo o arcabouço jurídico do país, que conhece como poucos.

Sua história de vida atravessa as fronteiras do Direito, pois se trata de um democrata convicto, homem de fé e religiosidade. Mestre educado e paciente, pessoa encantadora em qualquer lugar ou ocasião, orgulha a família e a advocacia brasileira, pois maneja o Direito com conhecimento profundo, coragem absoluta e inesgotável entusiasmo em busca da justiça.

Considero-me privilegiado por ter tido a oportunidade de conviver por décadas com grandes nomes como Roberto Campos, Mário Henrique Simonsen, Eliezer Batista e Bernardo Cabral e, nessas últimas três décadas, com o Dr. Ives Gandra, um farol em períodos de tempestade, um exemplo de retidão de caráter, comportamento ético e moral irreparável. Dr. Ives seguramente se constituiu em uma referência e um espelho de vida.

Fui, sou e sempre serei um eterno apaixonado por Manaus, minha terra natal, pelo estado do Amazonas, pela Amazônia e pelo Brasil e seguramente ele foi uma referência e um espelho de vida e Dr. Ives tem caminhado ao meu lado nesse amor e na minha luta permanente pela preservação da floresta e por melhores condições de vida dos amazônidas. Juntos, desde o século passado publicamos artigos escrito a quatro mãos mostrando como esse enorme tesouro natural, patrimônio nacional, vem sendo negligenciado pelos governantes.

Nessa jornada, o amigo Ives jamais me deixou perder a fé nem a esperança. Compartilhou reflexões, arejou minha mente, ensinou e deu inúmeras demonstrações de afeto fraternal, respeito e discernimento.

Feliz é o Brasil por ter um cidadão como Ives Gandra, homem merecedor de todas as honrarias, homenagens e nossos votos de uma vida longa e cheia de saúde para que continue a irradiar conhecimento e a inspirar aqueles dispostos a buscar justiça nesse país tão injusto e desigual. Afinal, Dr. Ives é a personificação de que a palavra convence; o exemplo arrasta.

*Samuel Hanan é engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002). Autor dos livros “Brasil, um país à deriva” e “Caminhos para um país sem rumo”. Site: https://samuelhanan.com.br