Crime ambiental

Hidrelétrica em Sinop continua causando morte de peixes no Teles Pires

por GazetaMT

13 de Setembro de 2019, 10h21

Hidrelétrica em Sinop continua causando morte de peixes no Teles Pires
Hidrelétrica em Sinop continua causando morte de peixes no Teles Pires

Parece história de pescador, mas a Usina Hidrelétrica Sinop, instalada no Rio Teles Pires, continua causando a mortandade de peixes. A Hidrelétrica já foi multada em R$ 50 milhões por ter provocado a morte de 13 toneladas de peixes em fevereiro desse ano, por conta de ter feito o lançamento de sedimentos nas águas, mas parece que isso não adiantou muito e o crime ambiental voltou a se repetir.

A denúncia foi feita por um pescador, que percorreu um pequeno trecho do Teles Pires de barco  e filmou dezenas de peixes mortos boiando no leito do rio, o que causou muita indignação no pescador, que cobrou a fiscalização dos órgãos competentes e alertou ao governador do estado para o fato de que crimes como esse que acabam com os peixes dos rios do estado, e não os pescadores como ele, que segundo próprio, levariam anos para pescar todo o volume de peixes mortos pela Hidrelétrica.

O que estaria provocando a morte dos peixes, a maioria destes espécimes grandes, como matrinchãs, pacus e outros, seria novamente o lançamento de sedimentos, no caso uma espécie de lodo, que estaria impedindo os peixes de respirar.  

O Buxixo é desses que defendem o progresso, para o qual a energia elétrica é fundamental, mas isso não pode ser feito ao custo da destruição da natureza, ou no caso, a morte dos peixes, que acima de tudo é um alimento e não pode ser desperdiçado dessa forma. Então, as autoridades têm que agir com o máximo de rigor nesse caso e punir exemplarmente a Hidrelétrica, pois uma das exigências para a sua existência é causar o mínimo de danos ao meio ambiente.

Vamos acompanhar...