Descaso com Segurança Pública explica fugas constantes na Penitenciária da Mata Grande
14 de Novembro de 2013, 12h52
A fuga registrada na madrugada desta quinta-feira (14) deve desencadear uma nova crise entre a Polícia Militar e a direção da Mata Grande. Pela quarta vez os detentos aproveitaram a falta de vigilância em uma das guaritas para escapar da penitenciária que, supostamente, seria de segurança máxima.
A PM já disse várias vezes que é responsável apenas pela segurança externa e só pode intervir internamente em situações excepcionais, como rebeliões. Mas a direção do presídio insiste que os policiais militares deveriam estar atuando na guarita desativada - que tornou-se 'portão de saída' para os detentos.
O Buxixo ouviu gente que entende do assunto. Segundo eles, a pendenga entre PMs e agentes penitenciários não passa de cortina de fumaça para esconder o real problema: o abandono da Segurança Pública em Rondonópolis. Essa é a verdadeira causa das fugas cada vez mais frequentes na penitenciária. É também a explicação para os números recordes de homicídios, assaltos e furtos registrados neste ano na cidade.
Talvez por falta de visão ou mesmo por covardia, os servidores públicos diretamente envolvidos prefiram trocar acusações entre si ao invés de apontarem os dedos para o andar de cima. Se tivessem um pouco mais de lucidez e coragem, diriam que a situação que hoje agrada bandidos e aterroriza cidadãos é resultado direto da falta de investimentos dos governos Federal (Dilma/PT) e Estadual (PMDB). Claro, com o aval dos senadores, deputados federais, estaduais e também das lideranças municipais que apoiam ou se omitem.
Por enquanto há pouco a fazer contra eles. Mas em 2014 poderemos registrar nas urnas a nossa opinião sobre o abandono de Rondonópolis. Até lá, resta-nos tentar sobreviver à bandidagem e não esquecer quem são os responsáveis por este caos.
Deus nos proteja!