50 km de asfalto

Em inauguração da BR-163, Medeiros e Bolsonaro lembram; 'pessimistas' diziam que era impossível terminar obra

Obra teve início na década de 1970 e faltavam 51 quilômetros de asfalto para fazer a interligação entre Mato Grosso e o Pará

por Fernanda Leite

14 de Fevereiro de 2020, 12h26

None
Divulgação

Durante entrega do último trecho que faltava ser asfaltado ao longo da BR-163, nesta sexta-feira (14), na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará, na divisa com Mato Grosso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o deputado José Medeiros (Podemos), lembraram das críticas e que muitos diziam: "o governo federal não vai conseguir entregar a obra". 

O parlamentar de Mato Grosso, José Medeiros, o único a viajar no mesmo avião que o presidente, lembrou que em período de chuva ficavam cerca de três a quatro mil caminhões atolados e o que era "atoleiro virou estrada". " Da mesma forma que diziam que o senhor [Bolsonaro] não iria se eleger, diziam que esta obra não iria ser feita, que era mentira, quando o ministro Tarcísio Gomes [Infraestrutura] fez aquele estradeiro ele disse que o governo Bolsonaro iria terminar", comentou.

O presidente lembrou que com esta obra o valor do frete e a entrega grãos e outros produtos produzidos em Mato Grosso chegarão mais rápido ao seu destino. "Olá Mato Grosso, estamos aqui inaugurando uma obra que começou em 1976, a BR-163. São 50 km  que vem ajudar muito o Centro Oeste a escoar seus grãos e a primeira medida é diminuir em 7% o valor do frete e com o tempo, de acordo com a época do ano [diminuir o tempo de entrega dos grãos]", comentou o presidente.

Iniciada na década de 1970, a rodovia está completamente asfaltada entre Sinop e Miritituba (PA). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro concluíram as obras em 51 quilômetros entre Moraes Almeida e Novo Progresso, trecho que faltava para interligar, definitivamente, os dois estados. A BR-163 nasce no Rio Grande do Sul, atravessa todo o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, indo até Santarém, no Pará.

Também foi realizada manutenção em 1.300 quilômetros na rodovia, de Sinop (MT) a Santarém (PA).