Eleições 2014
Corregedora do TRE vem a Rondonópolis conclamar eleitores faltosos a fazerem revisão biométrica
O processo de revisão biométrica teve início na cidade no dia 02 de abril de 2013 e vai até o próximo dia 28 de março
14 de Março de 2014, 16h28

A desembargadora Maria Helena Póvoas, corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esteve em Rondonópolis nessa sexta-feira, 14, para conclamar os mais de trinta mil eleitores faltosos a fazerem o seu recadastramento biométrico. Acompanhada da diretora do Fórum Eleitoral da cidade, a juíza Maria Mazzarello Farias Pinto, ela falou dos prejuízos para os eleitores faltosos e para a cidade.
"Estamos vendo o prazo expirar e vemos que muitas pessoas vão ter o título de leitor cancelado. As pessoas tem a falsa impressão de que não vão ter problema maior do que não poder votar nessa eleição, mas ele precisa entender que não poderá fazer empréstimo bancário (em instituições bancárias oficiais), não poderá acessar os programas sociais dos governos, não poderá tirar passaporte e outras penalidades ainda", informou a magistrada.
Ela ainda pediu para a classe política ajudar na conscientização do eleitorado para a necessidade de fazer a revisão, mas alertou os políticos para não transformarem o ato em um crime eleitoral, fazendo propaganda extemporânea.
De acordo com a desembargadora do TRE, além do cancelamento dos títulos de milhares de seus eleitores, há a possibilidade de todo o trabalho de revisão biométrica feito na cidade, que já atingiu mais de cem mil eleitores rondonopolitanos, ser perdido, caso não seja alcançado o percentual mínimo de 80% do eleitorado com a revisão. "Também haveria um grande prejuízo financeiro para o município, pois os valores dos repasses constitucionais feitos pelos Governos Federal e Estadual leva em consideração o número de eleitores. Agora, nós temos duas semanas para recadastrar pelo menos vinte mil eleitores", afirmou.
O prazo final para que os eleitores rondonopolitanos façam o seu recadastramento biométrico é o dia 28 de março e, segundo diretora do Fórum Eleitoral da cidade, o prazo não será de forma nenhuma prorrogado e não haverá mais plantões nos finais de semana. "Nós estamos realmente convocando os eleitores para procurarem um dos nossos postos e fazerem a sua revisão, pois o prazo está acabando. Nós precisamos dos eleitores para participar dessa festa gigantesca que será as eleições gerais no País", disse a juíza Maria Mazzarello.
O processo de revisão biométrica teve início na cidade no dia 02 de abril de 2013 e vai até o próximo dia 28 de março. Segundo dados do TRE, dos 139.260 eleitores do município, 32.393 não tinham feito o seu recadastramento até a quinta-feira, 13.
Além de ter o título eleitoral cancelado, o eleitor que não comparecer a um dos postos de atendimento não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este indispensável para o exercício de alguns direitos, entre eles: tomar posse em cargo público, se inscrever em instituições de ensino de nível superior e tirar passaporte.
A população pode fazer a revisão, principalmente, em dois postos: na sede da 10ª e 45ª Zona Eleitoral, que fica na avenida Fernando Correa da Costa, número 253, no Centro; ou na sede da 46ª Zona Eleitoral, que se localiza na avenida Filinto Muller, sem número, na Vila Operária, ao lado da biblioteca municipal. Também é possível fazer a revisão no posto itinerante da Justiça Eleitoral no Supermercado Big Master.
Para fazer a revisão, o eleitor deverá ter em mãos seus documentos pessoais e uma cópia de seu comprovante de residência.