VELOCIDADE

Rondonópolis está na vanguarda da tecnologia 5G para o campo

A expectativa é que o agronegócio aumente ainda mais a produtividade com menor custo

por Da redação

14 de Maio de 2021, 08h51

None
Divulgação

Nesta semana foi instalada em Rondonópolis, a primeira antena na área rural, destinada à quinta geração de internet (5G). O projeto piloto foi lançado na fazenda modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis e contou com a participação de diversas autoridades. A expectativa é que o agronegócio aumente ainda mais a produtividade com menor custo, uma vez que a nova tecnologia possibilitará a transmissão de imagens e dados em tempo real, com alta qualidade, possibilitando tomadas de decisões precisas baseadas nas informações que a nova tecnologia possibilitará, como por exemplo suporte técnico à distância por videoconferência e irrigação precisa, viabilizada por sensores instalados, são algumas das inúmeras possibilidades para o Agro.

“O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e o leilão está muito próximo de acontecer. A nova tecnologia é um dos eventos mais importantes que ocorrerá no governo do Jair Bolsonaro e demonstra a preocupação da atual gestão com o setor, que alavanca a nossa economia”, afirmou o ministro das Comunicações Fábio Faria.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que o governo federal trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros.  “Esse leilão [das frequências de operação da nova geração de internet móvel vai ‘bombar’ para que essa tecnologia seja democratizada, chegue a todos. Com certeza, isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”.

A empresa rondonopolitana Interfibras Telecomunicações, provedora de acesso à internet por fibra óptica da fazenda modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), viabiliza também o acesso para torre da operadora TIM/Nokia neste projeto. Para o gerente comercial e marketing da empresa, Lucas Back, uma empresa local poder auxiliar em um projeto tão importante tanto para área de telecomunicações, como para a agricultura, é uma satisfação e demostra o potencial da empresa no setor. “É um grande marco para a agricultura e as telecomunicações no Brasil, e nós da Interfibras estamos muito orgulhosos em ajudar este projeto piloto, com o fornecimento da conexão de internet”, disse.

O evento contou com a presença do presidente da AMPA, Paulo Aguiar, o vice-presidente de negócios da TIM, Paulo Gouveia, diversos senadores e deputados federais, presidente e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.