PATRIMONIO DA CIDADE

Senado realiza sessão especial para comemorar os 50 anos da Santa Casa de Rondonópolis

A Santa Casa foi fundada em 1971 por membros do Rotary Clube de Rondonópolis, com apoio da Igreja Católica

por Da redação

14 de Maio de 2021, 16h31

None
Divulgação

O Plenário do Senado realiza nesta sexta-feira (14), às 18h, sessão especial remota para comemorar os 50 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis (MT). O requerimento que solicitou a homenagem é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). "Queremos mostrar ao Brasil a importância dessa instituição para a vida das pessoas" - frisou.

Na justificativa do requerimento, Fagundes destacou que a construção da Santa Casa em Rondonópolis nasceu de uma demanda que a região tinha por atendimento gratuito de urgência e emergência. Ele ressalta ainda que o hospital, no início, não tinha convênio com o poder público, o que veio a ocorrer em 1976, cinco anos após sua inauguração.

“Nos primeiros anos de funcionamento do hospital, não existia nenhum convênio com o poder público. Eram feitos os atendimentos aos pacientes carentes, de forma gratuita, e os custos eram mantidos por doações, subvenções, subsídios e com a receita gerada de pacientes particulares”, afirmou o senador.

Foram convidados para participar da reunião José Osiris Hoeppner, presidente da Santa Casa de Rondonópolis; Tania Balbinotti, coordenadora do Grupo SOS — Prol Santa Casa; Manoel da Silva Neto, vereador de Rondonópolis; os deputados estaduais do Mato Grosso Thiago Silva, Janaina Riva, Claudinei Lopes e Sebastião Rezende; José Medeiros, deputado federal do Mato Grosso; e um representante da prefeitura de Rondonópolis.

A Santa Casa foi fundada em 1971 por membros do Rotary Clube de Rondonópolis, com apoio da Igreja Católica, representada pelo bispo Dom Osório Stoffel. Atualmente, o convênio com Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por 80% dos atendimentos do hospital, que conta com 150 leitos ativos para diversas especialidades.