Em Rondonópolis

AL fará audiência pública para debater problemas da agricultura familiar

por

14 de Agosto de 2019, 10h45

AL fará audiência pública para debater problemas da agricultura familiar
AL fará audiência pública para debater problemas da agricultura familiar

A Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública em Rondonópolis para debater os problemas enfrentados pela agricultura familiar na região Sudeste do estado. A audiência foi requerida pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) e reunirá os órgãos estaduais e federais ligados ao tema.

"Eu entendo que não adianta criar assentamentos e deixar o povo lá, abandonado", afirmou o deputado Thiago Silva, autor do requerimento da audiênciaDe acordo com o autor do requerimento da audiência, o objetivo da mesma será debater os problemas enfrentados pelas famílias que vivem em assentamentos e passam por dificuldades para produzir em suas propriedades. "Nós queremos debater tanto a questão estrutural dos assentamentos e nas comunidades rurais, e também a questão da produção e comercialização dos produtos produzidos pela agricultura familiar na região Sudeste. Eu tenho visitado muitos assentamentos da região e os problemas basicamente são os mesmos: é falta de estrada, de pontes, falta de regularização fundiária e falta de água. O nosso objetivo é reunir a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, a Empaer, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Funasa, o Incra, a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), todos os órgãos ligados ao assunto para criar uma política de fortalecimento da agricultura familiar na região", explicou Thiago Silva.

Segundo ele, existem mais de 40 assentamentos da reforma agrária na região e um número acima de 4 mil famílias sobrevivem do que produzem em suas pequenas propriedades. "Porém, nós vemos que há um potencial muito grande a ser desenvolvido ainda. E boa parte dessas famílias não têm nenhum apoio e vemos que muitas delas estão abandonando os assentamentos. Queremos que o Governo do Estado tenha uma política de fortalecimento da agricultura familiar na região. Tem casos de assentamentos, como em São José do Povo e Guiratinga, que não tem água nesses locais. Aí, como eles fazem para produzir? É uma região rica, mas falta estrutura para esses assentamentos", completou.

Para o deputado, o apoio governamental à agricultura familiar é fundamental para aumentar a oferta de alimentos para as pessoas da cidade. "A agricultura de grande escala é voltada para a exportação de grãos e é a agricultura familiar que produz os alimentos que você vê nas mesas das pessoas. Mais de 80% do que comemos vem da agricultura familiar. Mas hoje, da forma como as coisas estão, a maior parte desses alimentos vêm de outros estados, por falta de condições dos nossos agricultores produzirem. O que queremos é dar condições para essas famílias produzirem. Eu entendo que não adianta criar assentamentos e deixar o povo lá, abandonado, queremos aprofundar essa discussão para ajudar essas pessoas", concluiu Thiago Silva.

A audiência pública acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 8 horas, no Centro Multiuso dos Trabalhadores Rurais, que fica na Rua Casemiro de Abreu, 562, no bairro Monte Líbano.