PROGRESSO BARRADO

Prefeitura de Rondonópolis “trava” obra da ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo

por Da redação

15 de Novembro de 2023, 09h32

None
Divulgação

Nesta terça-feira (14), o prefeito Zé do Pátio com uma canetada revogou a Certidão de Uso e Ocupação do Solo da empresa Rumo Logística, que toca as obras de construção dos 740 km da ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, que ligará o Terminal de Rondonópolis (TRO) ao norte do estado e com um ramal para Cuiabá.

Agora com o “embargo” da prefeitura,  em tese deve ser paralisado o avanço dos trilhos do novo corredor logístico de Mato Grosso, que já marcou 35km de terraplanagem, com um viaduto entregue e cinco em construção. Uma obra que gera atualmente 800 empregos diretos e indiretos em um ano de execução.

Para tal atitude, a prefeitura de Rondonópolis alega o não cumprimento por parte da empresa da apresentação de outro traçado, após solicitação de uso e ocupação de solo findada em outubro, além de ainda não enviar as licenças referentes ao novo traçado, nem o estudo de impacto aos bairros próximos aos trilhos.

Além da revogação da Certidão de Uso e Ocupação do Solo, a prefeitura foi a Justiça com Mandado de Segurança, solicitando a suspensão imediata do licenciamento do trecho, até que o município tenha acesso ao projeto do novo traçado.

Para a Coluna Buxixo, travar um importante obra de infraestrutura nunca é a melhor saída para o desenvolvimento, e se levarmos em conta a histórica falta de habilidade de  Zé do Pátio de se relacionar com grandes empresas, essa história ainda vai longe.

Vamos aguardar o posicionamento da Rumo e do Governo do Estado.