SERVIÇOS

Neste sábado (15) têm Dia “E” da Justiça Eleitoral para a biometria em todo o Estado

por Da redação

15 de Novembro de 2025, 14h35

None
Divulgação

Os cartórios eleitorais das 57 zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizam um esforço concentrado para oportunizar ao eleitor e à eleitora o cadastramento biométrico. O Dia “E”, hoje (14) e sábado (15), é a oportunidade que o eleitorado precisava para fazer a biometria e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Os mutirões eleitorais funcionam simultaneamente para oferecer atendimento em escolas públicas, faculdades, supermercados, centros de saúde, câmaras municipais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos e cartórios eleitorais — e até coleta domiciliar — em vários municípios do Estado.

“O Dia ‘E’ é uma grande força-tarefa e representa um esforço monumental e coletivo que demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com uma eleição transparente, rápida, segura e confiável. Ainda temos grande número de eleitores sem biometria. É um grande desafio, apesar dos esforços dos nossos servidores. Como ninguém faz nada sozinho, temos parcerias importantes com prefeituras municipais, órgãos do Poder Executivo Estadual e outras instituições para oportunizar o cadastramento biométrico”, destaca o corregedor Regional Eleitoral de Mato Grosso, Marcos Machado, vice-presidente do TRE-MT.

Denominado Dia “E” — em alusão à palavra Eleitoral — a ação é uma estratégia coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) para alcançar um público de 236.224 eleitores e eleitoras que ainda não fizeram a biometria, o que corresponde a 9,3%. No Estado, 90,7% do eleitorado já realizou a coleta biométrica, o equivalente a 2.305.226 pessoas, dentro de um universo de 2.541.450 aptas a votar. A iniciativa integra o plano de ação da campanha “Biometria 100%”, que tem como meta alcançar 98% de cobertura biométrica no Estado ainda em 2025.

Embora o primeiro turno das eleições gerais de 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, eleitoras e eleitores têm até 6 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico. Por isso, essa mobilização estadual é vista como uma grande oportunidade para o eleitorado não só realizar a biometria, mas também regularizar a situação eleitoral.

A Justiça Eleitoral leva aos mutirões do Dia “E” toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade, com número adequado de servidores e kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos, todos padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atendimento

Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Confira abaixo os dias, os municípios,

os locais e os horários de atendimento do Dia “E”.