RECONHECIMENTO

HUJM é premiado por trabalho que amplia diagnóstico de infecção em trabalhadores rurais

A conquista evidencia o avanço da qualidade dos projetos desenvolvidos no HUJM

por Da redação

15 de Dezembro de 2023, 10h45

None
Divulgação

O Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) foi premiado no 1º ciclo de Iniciação Científica da rede Ebserh, com o trabalho “Seleção de um novo antígeno de Paracoccidioides spp. para diagnóstico da paracoccidioidomicose na rede pública de saúde – SUS”, através da participação do acadêmico de medicina Leonardo Ribeiro Della Barba, sob a orientação da Profa. Dra. Rosane Hahn, atual chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUJM.  

A paracoccidioidomicose é uma infecção provocada pelo fungo Paracoccidioides spp, o qual pode ser encontrado no solo, e que pode afetar diversos sítios anatômicos, especialmente pulmões, boca, garganta, pele e gânglios linfáticos, acometendo principalmente trabalhadores rurais, garimpeiros e operadores de máquinas agrícolas. 

Este projeto tem financiamento do Ministério da Saúde e reúne seis instituições (Unifesp, USP, Fiocruz-RJ, IAL (Instituto Adolfo Lutz – SP), UnB e HUJM/UFMT), sendo, portanto, caracterizado como multicêntrico. 

A premiação evidencia o avanço da qualidade dos projetos desenvolvidos no HUJM, assim como o estabelecimento de parcerias com instituições de referência no cenário nacional. 

“Consagramos assim, o avanço do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação no HUJM em Saúde, com a ampliação do Laboratório de Pesquisa Clínica, consolidação do centro de Pesquisa Clínica, desenvolvimento de projetos multicêntricos, tais como o projeto premiado, no qual esteve vinculado o bolsista PIC que representou o HUJM, acadêmico do curso de medicina da UFMT Leonardo Ribeiro Della Barba”, afirma a Profa. Dra. Rosane Hahn. 

Programa de Iniciação Científica (PIC) 

O Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh), realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, colocando-os em contato com a pesquisa na área da saúde e visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. O programa foi instituído por meio da Portaria-SEI nº 64, de 27 de outubro de 2022, publicada no Boletim de Serviço nº 1438, de terça-feira, 21 de novembro de 2022. 

Esta foi uma iniciativa importante, pois a partir da implementação do PIC, estudantes de graduação dos cursos da área da saúde foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica, estimulando-os a estar inseridos e participar de projetos de pesquisa realizados nos HU’s da rede Ebserh. 

Em seu 1º ciclo, iniciado em maio de 2022, o programa distribuiu 304 bolsas de iniciação científica. O evento de premiação marcou o encerramento desse ciclo com a apresentação dos três trabalhos selecionados por um comitê da sede Ebserh. Representou uma amostra da qualidade da produção dessa primeira turma de bolsistas e do sucesso do programa em cumprir seu objetivo de contribuir na formação de recursos humanos para a pesquisa, promovendo o acesso e a integração do estudante à cultura científica. 

A DEPI (diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação), da Ebserh, solicitou a cada HU a indicação do primeiro lugar dentre os bolsistas contemplados. Dos 41 HU’s que compõe a rede, foram selecionados os primeiros lugares através de comitê interno constituído por pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação do próprio HU, ou universidade associada. Dos 41 trabalhos selecionados, a Ebserh premiou os três primeiros lugares. 

O evento contou com as presenças do presidente da Ebserh  Dr Arthur Chioro e presidente do CNPq atual, Dr Ricardo Galvão. 

Nesta etapa final, o HUJM ficou colocado em segundo lugar, com o trabalho do acadêmico de Medicina Leonardo Ribeiro Della Barba. A Profa. Rosane Hahn é referência nacional e internacional na área do estudo de fungos patogênicos de importância médica, e pesquisadora dos programas de Pós-Graduação da faculdade de Medicina da UFMT e do HUJM-Ebserh. 

Esta colocação evidencia a qualidade de projetos desenvolvidos no Hospital Universitário Júlio Muller, considerado referência no desenvolvimento de pesquisas no estado de Mato Grosso.