CULTURA

Alunos de projeto de literatura e música se apresentaram em especial de Natal do Sesi na Arena Pantanal

Entre as apresentações que emocionaram os presentes, 25 alunos do projeto de literatura e flauta doce da Refrigerantes Marajá.

por Da redação

15 de Dezembro de 2025, 17h36

None
Divulgação

No último sábado (13/12), o Sesi na Arena - Especial de Natal na Arena Pantanal, em Cuiabá, que teve como atração principal a Orquestra Sesi MT juntamente com o Coral da UFMT, e contou com a participação de vários projetos sociais de indústrias associadas ao Sistema Fiemt. Entre as apresentações que emocionaram os presentes, 25 alunos do projeto de literatura e flauta doce da Refrigerantes Marajá.

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, elogiou a parceria com as indústrias nestes projetos sociais levados às comunidades de Cuiabá e Várzea Grande. “É importantíssimo, o que a Marajá faz através da lei de incentivo a cultura, onde proporciona o que  nós vimos aqui na Arena, um coral infantil das crianças que receberam aula de literatura e declamando poemas lindíssimo, tocando flauta e acompanhando junto com a orquestra esse maravilhoso evento que fizemos”, disse.

O coordenador de Recursos Humanos da Refrigerantes Marajá, Tiago Bruehmueler Morinigo, falou após as apresentações das crianças do projeto, o que significa para a empresa desenvolver este tipo de ação junto a comunidade. “Para a Marajá é uma alegria estar participando aqui dessa apresentação, esse projeto social para nós é motivo de muito orgulho e, poder receber na nossa casa esses dois projetos da cultura, que são as oficinas de flauta doce e as oficinas de literatura e desenvolvimento de criatividade. É uma satisfação ver o quanto as crianças se desenvolveram ao longo deste ano”, destacou.

MUSICALIZAÇÃO - Um ponto de destaque do projeto de Literatura e Flauta Doce da Marajá em parceria com o Sesi, está na qualificação dos profissionais que se integram com a comunidade e as crianças, como no caso do Diego Monteiro Lopes, professor de música. “O projeto ele tem de música com foco na flauta doce que é um instrumento de inicialização musical, assim a flauta doce é a porta de entrada para o campo musical principalmente no universo infantil porque é um instrumento mais lúdico, mais brincadeira. Ela vem com essa proposta de ensinar a música de forma lúdica e de forma prazerosa”, explicou.

As apresentações contaram com 25 alunos, entre eles, a Ana Júlia de 07 anos de idade, a mãe dela, a assistente administrativa, Queroline Rodrigues de Campos, que não poupou elogios ao projeto e destacou a evolução da filha durante o ano. “Ela gosta muito, desenvolveu bastante com o projeto e está aprendendo a ler, porque ela está no primeiro ano do fundamental, ela que pediu para participar e incentivou até umas amiguinhas para vir com ela”, exaltou.

LITERATURA - Na área de literatura do projeto da Marajá/Sesi, a pedagoga,  Rozélia Barbosa da Silva, explica que são trabalhadas várias obras da literatura brasileira, com um acervo bastante rico de livros, incentivando a leitura, bem como a escrita, o que segundo ela reforça o empoderamento deles como leitores e como cidadãos. “Nós desenvolvemos um lado artístico junto com essa leitura, pois elas não ficam só lendo, no momento realizamos toda a dramatização, a oportunidade para eles se expressarem através do desenho, do teatro, da contação de história e o convívio que eles têm entre eles, como colegas”, falou.

Para Karolayne Freitas Nunes, a pequena Nicole Maria demonstra entusiasmo ao participar das aulas de literatura e flauta doce. “Ela adora vir e não gosta de faltar, a desenvoltura e a leitura da Nicole melhoraram e se expressa bem melhor depois que começou a fazer as aulas de flauta e a literatura”, finalizou.