ATÉ JANEIRO

PM intensifica policiamento e lança Operação Final de Ano 2025 em Mato Grosso

Ação ocorre simultaneamente nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regional da Polícia Militar

por da Redação

15 de Dezembro de 2025, 15h07

None
Divulgação

A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (15.12), a Operação Final de Ano 2025, simultaneamente, nos 142 municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá, a solenidade ocorreu na Praça da República, em frente à Igreja Matriz. A ação, que integra o Programa Tolerância Zero, criado pelo Governo do Estado, no combate à criminalidade, ocorre até o próximo dia 3 de janeiro. 

O principal objetivo da operação é a preservação da ordem pública e a redução dos índices de criminalidade durante as festividades, recessos e férias escolares. O policiamento será reforçado não apenas nas áreas comerciais, mas também nas rodovias, nos bairros residenciais e contará com diversas ações preventivas, como pontos demonstrativos, saturações, abordagens policiais, blitzs, entre outros, além do efetivo administrativo de todas as unidades da instituição. 

O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado declarou que essa é mais uma importante ação no combate à criminalidade em Mato Grosso e que reforça as ações que já ocorrem durante todo o ano. Durante a solenidade de lançamento da Operação em Cuiabá, o coronel destacou os importantes investimentos do Governo do Estado na Polícia Militar. Somente nos últimos quase sete anos, a instituição recebeu um aporte em mais de R$ 237,2 milhões.

"Graças a esse reconhecimento e valorização dos nossos servidores, a Polícia Militar de Mato Grosso consegue dar uma resposta ainda mais rápida no combate à criminalidade e deflagrar, de forma simultânea, em todos os 142 municípios, uma operação para reforçar o policiamento tático e ostensivo. A Segurança Pública no Estado é uma das áreas mais completas, que garantem a segurança do policial, a eficiência no combate e a redução da criminalidade em todo o Estado", destacou coronel Anderson Luiz do Prado.

O comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Lima Júnior, também ressaltou a importância da realização da Operação Final de Ano 2025. A unidade abrange os municípios de Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.

"Nossa presença reforçada nas ruas é um compromisso com o cidadão mato-grossense. A Operação Final de Ano 2025 demonstra o planejamento estratégico da segurança pública de Mato Grosso para garantir que o período festivo seja marcado por tranquilidade e segurança para todos", declarou o coronel Lima Júnior. 

Além do efetivo policial dos batalhões de área, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA) também vão reforçar os efetivos de rua, bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).