ROTATIVO RONDON

Reuniões marcam semana de ajustes

As reuniões eram para debater e fazer os ajustes necessários para o bom relacionamento e a melhoria do funcionamento do sistema

por GazetaMT

15 de Março de 2015, 13h00

Reuniões marcam semana de ajustes
Reuniões marcam semana de ajustes

A direção do Rotativo Rondon realizou esta semana uma série de reuniões com parceiros e instituições, para debater e fazer os ajustes necessários para o bom relacionamento e a melhoria do funcionamento do sistema de estacionamento na área central da cidade.

A primeira reunião foi com os representantes dos Postos de Venda- PDVs, que solicitaram alterações no sistema de cadastro e autorização para a venda do estacionamento. Hoje os PDVs são autorizados a vender ticket avulso e cartão para usar nos parquímetros, recarregar o smartcard e criar e recarregar créditos na conta online.

A supervisora de Postos de Vendas, Vanderléia Cláudio, que acompanha o reabastecimento dos PDVs e, inclusive, oferece o treinamento dos funcionários das lojas autorizadas, disse que os 22 postos estão à disposição da população, inclusive com orientações para o correto uso do sistema.

O maior questionamento dos lojistas que são cadastrados como autorizados para representar o Rotativo, foi quanto à possibilidade dessas lojas utilizarem o mesmo sistema do parquímetro.  "Hoje nós somos uma extensão do escritório do Rotativo, recebemos comissão sobre o que negociamos em nossas lojas, mas precisamos fazer algumas alterações, como por exemplo a questão dos cartões de estacionamento novos", disse o empresário Divino Mebrado.

Outra questão levantada pelos representantes de PDVs foi quanto a presença de monitores, que também vendem cartão e tickets avulsos, próximo às lojas autorizadas. A diretora do Rotativo Rondon, Bruna Catharina Pinto, lembrou que os monitores não são comissionados e, por isso, não representam concorrência aos PDVs. "Lembramos que muita gente ainda precisa de orientações e, na verdade, essa é a maior missão dos monitores, além de averiguar o correto uso das vagas".

Caçambas paradas nas vagas

Na sexta-feira, 13, foi a vez do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas- CDL, presidente da Associação dos Caçambeiros e o vice-presidente do Sindicato patronal do comércio de Rondonópolis, em uma reunião para tratar sobre as caçambas que ficam paradas na área central da cidade, geralmente em estabelecimentos que estão em obras.

Com a implantação do sistema de estacionamento rotativo no centro, os empresários do ramo não têm uma definição sobre como vai funcionar para que eles legalizem a ocupação das vagas do Rotativo, já que o serviço implica em deixar as caçambas na região por vários dias, período da execução de qualquer obra.

O presidente da Associação do Caçambeiros, Sílvio Rogério Mendonça da Silva, disse que hoje os 18 empresários associados se preocupam com a possibilidade de serem notificados por ocupar uma vaga na área central. "Só temos autorização da Setrat e reconhecemos a necessidade de nos formalizar também com o Rotativo. Para isso estamos aqui, negociando uma saída que atenda tantos os 'caçambeiros' como também ao sistema de estacionamento organizado".

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL, Neles Walter de Farias, acompanhou a reunião com os empresários e mostrou a preocupação com os ajustes que ainda precisam ser feitos. "Não somos contra o sistema, pelo contrário, a CDL reconhece que a cidade precisava dessa organização. Mas, como esse serviço de caçambas paradas em vagas do Rotativo, não está previsto nem no Edital nem no Contrato, estamos em busca de um acordo".

A Associação dos Caçambeiros convidou o vereador Fábio Cardozo para acompanhar a reunião. Fábio Cardozo se colocou à disposição das partes, para encontrar uma maneira legal de oficializar o estacionamento das caçambas na área central. "Precisamos reconhecer que esses empresários são prestadores de serviços e organizam a questão das construções no centro. Mas precisamos também manter a ordem e, como um representante do Legislativo, vou em busca da melhor solução para todos", disse o vereador.

A diretora do Rotativo Rondon solicitou um prazo para que todas as questões sejam estudadas. "Sabemos que adequações podem ser feitas para que o sistema atenda a população de Rondonópolis. Somos uma empresa que está aqui para participar do processo de organização do centro da cidade inclusive do trânsito. Vamos estudar todas as propostas e nos reuniremos novamente nos próximos 30 dias para apresentar soluções", encerrou Bruna Catharina.