TOLERÂNCIA ZERO

Operação destrói maquinário avaliado em mais de R$ 17 milhões utilizados para extrair ouro ilegal em terra indígena em MT

por Da redação

15 de Abril de 2024, 11h33

None
Divulgação

Vinte e duas pás carregadoras avaliadas em mais de R$ 17 milhões, 39 motores estacionários, duas bombas d'água, um gerador e duas britadeiras foram destruídas, durante a "Operação que Ouro Viciado", para combater a extração ilegal de ouro e desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, neste domingo (14).

Segundo a polícia, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros. As investigações continuam, procurando identificar os responsáveis por financiar atividades ilegais e desmantelar financeiramente a organização criminosa.

A operação é uma ação conjunta da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Força Nacional, e contou com duas aeronaves e embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.