OPINIÃO

Cooperativismo e Educação Financeira: uma dupla que promove transformação

por Marco Túlio Duarte Soares

15 de Maio de 2024, 07h55

None
Divulgação

O cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo orientado por 7 princípios, através dos quais as cooperativas levam à prática os seus valores. Um desses princípios é o da educação, formação e informação, que busca promover a formação dos seus de seus associados para que eles possam contribuir no desenvolvimento das suas cooperativas. Assim, tornar as pessoas mais conscientes e independentes quando o assunto é dinheiro é uma forma de ajudá-las na conquista de melhores resultados no seu dia-a-dia. Esse é um ponto chave na corrente cooperativista.

E essa proposta faz total sentido quando observamos dados como os da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apontam que cerca de 77% da população brasileira está endividada. Um número altamente expressivo e que mostra que os nossos cidadãos ainda possuem uma relação conflituosa na gestão dos seus recursos.

Esses números devem saltar ainda mais aos nossos olhos nesse mês de maio, que é quando ocorre a Semana Nacional da Educação Financeira, entre os dias 13 e 19. A iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) visa promover ações em todo o país para disseminar conhecimentos sobre o tema. Uma proposta louvável e que no modelo cooperativista é praticada cotidianamente.

Nós, da Cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará queremos levar conhecimento para nossos associados para que, de fato, eles possam ter mais liberdade e independência para conquistar seus sonhos. Um exemplo é o Programa Cooperação na Ponta do Lápis que fornece palestras e conteúdos para os associados e trabalha para que as pessoas construam hábitos financeiros sustentáveis.

Esse conteúdo é organizado a partir de cinco etapas que são: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar. Eles são aplicados por meio da psicologia econômica e ciências comportamentais, que propiciam uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças. Apenas em 2023, mais de 80 mil pessoas foram impactadas por iniciativas de educação financeira promovida pela Cooperativa abrangendo os 33 municípios que compreendem a nossa área de atuação.

Trabalhamos também com taxas competitivas. Para se ter uma ideia, quando falamos somente em relação a movimentações TED, aluguel de máquinas de cartões com cashback e cartão de crédito, a Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA gerou para os associados uma economia de mais de R$ 5.2 milhões, uma vez que esses serviços são isentos de taxas. Este também é um jeito que a cooperativa encontrou para gerar impacto na vida financeira dos associados.

O resultado dessas ações é gigantesco e queremos que seja cada vez maior, pois nosso objetivo é que mais pessoas possam se tornar economicamente independentes e saiam dessa zona de endividamento que liquida seus sonhos. Vamos sempre procurar criar novas soluções que gerem impactos econômicos positivos para todos, seja por meio da educação, mas também fornecendo ferramentas que ajudem as pessoas a lidarem melhor com seu dinheiro, hoje e no futuro.

*Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará