LUCRO

Relação de troca entre insumos e soja correspondem a 50% das negociações em MT

A modalidade de barter foi inovada na Fiagril e garante mais rentabilidade por possibilitar ao produtor participação nas oportunidades de valorização da soja no mercado

por Da redação

15 de Agosto de 2022, 10h54

None
Divulgação

A relação de troca entre fertilizantes e soja em 2022 segue favorável e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que, do volume já adquirido do insumo, metade tenha sido negociada por meio de contratos de barter. Isto sinaliza que os produtores estão aproveitando a boa relação para travar os custos da safra futura cada vez mais cedo.

A operação Barter é um mecanismo de financiamento da safra, no qual o pagamento pelo produto é feito através da entrega do grão na pós-colheita, sem a intermediação monetária. Esse mecanismo, no entanto, foi inovado pela Fiagril no ano passado com a criação do Barter Ultra, que possibilita aos clientes melhorias na rentabilidade e melhor relação de troca. Isto porque, 100% do lucro da operação é do produtor.

Neste novo modelo, além dos benefícios já existentes, é possibilitado participação nas oportunidades de valorização da soja no mercado. “No Barter Ultra é assegurado o preço e em caso de uma baixa cotação a relação de troca está garantida. Além disso, há um segundo valor que, em caso de aumento da cotação da soja na bolsa (CME Group), no mês da entrega negociado, o cliente participa desta valorização através da trava de alta”, explica o diretor de Grãos e Operações da empresa, Guilherme Kummer.

Juarez Fagundes Ribas é cliente desde a década de 1990 e conta que com o dispositivo foi possível melhorar os custos. “A Friagril já fazia isso há muitos anos, mas agora inovou e foi um sucesso. Quando faz o barter normal, não altera o valor, com o Ultra, melhorou o custo, no meu caso, de quatro sacos por hectare. É algo novo que veio para ficar”, comemorou Juarez. Ele obteve mais de 15% de vantagem na relação de troca.

José Paulo Kummer aderiu ao Barter Ultra e relata uma relação de confiança com a empresa, com quem já trabalha há mais de 30 anos. Na última safra, precisou adquirir os insumos antes da hora e, ao fechar a negociação, tomou conhecimento da nova modalidade e resolveu “experimentar”. “Me falaram que a ferramenta é por conta da Fiagril e que quem produz pode participar de uma possível melhora no futuro. A venda se torna mais interessante quando você almeja um valor a mais”, afirmou.

Com o Barter Ultra, José Paulo obteve mais de 13% de vantagem na relação de troca. Isto porque o preço garantido protege o produtor, enquanto a trava demonstra quanto o lucro pode aumentar. Com este resultado, é possível aplicar na aquisição de mais insumos, realizar o pagamento por armazenagem ou ainda fazer a antecipação de vencimentos futuros.