ROTA DO AGRO
Consórcio Rota Agro Brasil vence leilão e investirá R$ 7,3 bilhões na modernização das BRs 060/364, em GO e MT
Com desconto de 19,7% no pedágio, projeto garantirá 490 km de vias modernizadas, redução de custos logísticos e novo patamar de segurança para o principal corredor do agronegócio brasileiro
15 de Agosto de 2025, 10h58

O Consórcio Rota Agro Brasil, representado pela corretora Planner, saiu vitorioso no leilão da concessão das BR-060/364/GO/MT, realizado na tarde desta quinta-feira (14/8) na sede da B3, em São Paulo, com desconto de 19,7% na tarifa básica de pedágio. O contrato, com prazo de 30 anos, prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos diretos para transformar 490 quilômetros de rodovias que conectam Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT), passando por importantes polos agroindustriais como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.
A iniciativa é parte central da estratégia do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes em ação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para modernizar a infraestrutura logística do Centro-Oeste, reduzindo gargalos e aumentando a competitividade das exportações. Além disso, pelas BR-060 e BR-364 passam diariamente milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas — um fluxo vital para o PIB nacional. Por conta disso, é um dos principais corredores que conectam produtores a centros de consumo e portos de exportação.
O projeto prevê obras estruturantes que mudarão o padrão de circulação no trecho:
- 45,6 km de duplicação;
- 150,9 km de faixas adicionais;
- 172 novos acessos;
- 30 paradas de ônibus;
- 17 rotatórias alongadas;
- 21 passagens de fauna;
- 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo a Lei do Motorista;
- barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.
Além das obras físicas, a concessão inclui serviços operacionais 24h, como atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.
O vencedor foi definido na fase viva-voz, após 22 lances, consolidando o desconto mais vantajoso sobre a tarifa do pedágio. O projeto prevê R$ 4,4 bilhões em CAPEX e R$ 2,8 bilhões em OPEX, garantindo sustentabilidade financeira e operacional ao longo de 30 anos de concessão.
Impacto direto na economia e na vida das pessoas
A modernização vai reduzir o tempo de viagem, cortar custos logísticos e aumentar a segurança para motoristas e passageiros. A expectativa é que a nova configuração do corredor logístico beneficie produtores, transportadores, indústrias e consumidores. Com vias mais rápidas e seguras, a circulação de mercadorias entre as áreas de produção no Centro-Oeste e os portos no Sudeste e Norte ganha eficiência, fortalecendo a posição do Brasil no comércio internacional de alimentos.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou em sua fala que o leilão representa uma agenda de estado e uma rotina da Agência. “Começou a virar rotina nossa presença na B3 para realização de leilões. Esse trabalho é fruto de uma provocação do ministro dos Transportes, Renan Filho, que impulsiona a ANTT a buscar cada vez mais. Essa rodovia tem valor pessoal para mim, pois comecei minha trajetória no setor de transportes em Rondonópolis, debatendo condições dignas para caminhoneiros. Com a duplicação, os serviços operacionais e os PPDs previstos, vamos garantir infraestrutura moderna e condições de trabalho mais seguras e humanas para quem leva as riquezas do Brasil. Tenho certeza de que o consórcio fará um belíssimo trabalho, com grande parceria na execução e acompanhamento das obras por parte da ANTT. Goiás e Mato Grosso sentirão positivamente esses investimentos”, celebrou o diretor-geral.
A concessão da Rota Agro integra o programa de leilões do Governo Federal, conduzido pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT. Esse já é o 5º leilão do ano e a Agência segue avançando para cumprir a meta de ampliar e modernizar a malha rodoviária nacional. Todos os projetos seguem estudos de viabilidade elaborados pelo BNDES, com rigor técnico e ambiental, aval da Procuradoria Federal junto à ANTT e aprovação do Tribunal de Contas da União.