ESTADO DAS CHAMAS

Vídeo feito de embarcação supostamente no Rio Paraguai mostra incêndio de grande proporção às margens

Corpo de Bombeiros enviou homens ao local, que é de difícil acesso

por Karollen Nadeska, de Cuiabá

15 de Setembro de 2020, 09h46

Reprodução
Reprodução

Um vídeo produzido de dentro de uma embarcação no último domingo (13), mostra um incêndio de grande proporção atingindo uma região de mata fechada, supostamente às margens do Rio Paraguai, que corta o município de Cáceres (a 217 km de Cuiabá).

O autor do vídeo consegue registrar a altura do fogo e a densidade da fumaça que cobre o céu.

Procurado pela reportagem, a assessoria do Corpo de Bombeiros explicou que no domingo as equipes de Cáceres receberam o referido vídeo como um pedido de ajuda no município de Curvelândia (MT). Diante disso, foram empenhados alguns militares para o local a fim de realizar o devido combate.

Ainda de acordo com o CBM, a contenção foi feita no município após intenso trabalho, e na tarde desta segunda-feira (14) as equipes novamente receberam as imagens com a informação de que na verdade o incêndio persistia na região de Cáceres.

Moradores estariam arriscando suas vidas para apagar o fogo, uma vez que casas de ribeirinhos estariam sendo ameaçadas. Para isso, caminhões-pipa e abafadores estariam sendo utilizados como instrumentos de contenção.

“Em Cáceres tiveram alguns pontos de focos de calor também, mas não foi possível confirmar nenhum sendo próximo ao rio como informado, portanto não temos como dizer de qual cidade se trata o vídeo. Porém diversos focos foram combatidos de domingo para ontem na região”, respondeu o CBM.

O Governo de Mato Grosso não tem dado conta da demanda de ocorrências envolvendo focos diversos nas regiões. Somente no Pantanal, cerca de 10% da vegetação foi consumida pelas chamas. O maior bioma brasileiro de planície alagada do Planeta se encontra ameaçado. Onças, aves e demais animais silvestres estão correndo para as cidades e sendo resgatados com a ajuda de ONGs. 

Nesta terça-feira (15), o Executivo Estadual decretou estado de calamidade em decorrência do nível das queimadas no Estado. Essa medida vai permitir que seja dobrada a estrutura atual para amenizar o impacto dos incêndios nas florestas.

Veja vídeo: