EDUCAÇÃO SUPERIOR
Deputado Thiago cobra Campus, concurso e novos cursos da Unemat em Rondonópolis
De acordo com o parlamentar, é urgente ampliar a oferta de vagas e cursos para atender a demanda de mais de 700 mil pessoas que residem na região sudeste do Estado
16 de Janeiro de 2026, 09h50
Nesta primeira sessão do ano de 2026, o deputado estadual Thiago Silva apresentou uma indicação (14) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) cobrando que a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresente um plano de trabalho detalhado sobre a aplicação de recursos e a criação de novos cursos acadêmicos, bem como a criação de um campus definitivo, em Rondonópolis.
“Eu não poderia iniciar 2026 deixando de fazer está cobrança que eu tenho feito na Assembleia desde o primeiro dia do meu mandato em 1º de fevereiro de 2019, que é a consolidação do Campus da Unemat em Rondonópolis. Nossa cidade é um grande polo da região sudeste, e quero fazer novamente essa cobrança ao Estado e à Reitoria da Unemat”, disse Thiago.
De acordo com o parlamentar, é urgente ampliar a oferta de vagas e cursos para atender a demanda de mais de 700 mil pessoas que residem na região sudeste do Estado. “Temos trabalhado para destinar recursos e já garantimos a criação dos cursos de Jornalismo e Direito, além de pós-graduação e melhorias na biblioteca e laboratórios, instalação de painel Led da Universidade, porém, é fundamental que a instituição faça a sua parte e promova a abertura de novos cursos, tão aguardados pela comunidade acadêmica”, destacou o deputado.
O parlamentar também reforçou a urgência referente a necessidade da implantação de um Campus definitivo da Unemat em Rondonópolis, e a realização de concurso para professores e outras áreas, realocar cursos em cidades que não possuem demanda de matriculados, medidas consideradas estratégicas para fortalecer as atividades acadêmicas, ampliar a pesquisa e a extensão universitária, e consolidar a presença da Universidade no município.
Thiago Silva reafirmou que seguirá cobrando melhorias na sede da Unemat em Rondonópolis, ressaltando a importância econômica da cidade. “Rondonópolis é o segundo município que mais contribui com o Produto Interno Bruto do Estado de Mato Grosso e precisa ser priorizada pelo governo estadual com a criação do campus e a implantação de novos cursos superiores. Isso é essencial para fomentar a geração de emprego e renda, além de garantir formação superior de qualidade para a nossa população”, concluiu.
O parlamentar garantiu que continuará atuando junto à ao Governo do Estado para assegurar que a Unemat avance na expansão acadêmica e atenda às necessidades do crescimento econômico e populacional da região sudeste de Mato Grosso.