HABILITAÇÃO

Detran retoma aplicação de testes práticos de direção no Estado

Os exames iniciaram na quinta-feira (15.10) e vão atender, este mês, 400 candidatos de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.

por GazetaMT

16 de Outubro de 2020, 11h52

Imagem: Divulgação / Assessoria
Imagem: Divulgação / Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) retomou a aplicação das provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança de categoria. Os exames iniciaram na quinta-feira (15.10) e vão atender, este mês, 400 candidatos de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.

Em Cuiabá, as provas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras com 50 candidatos para exames da categoria B (carro), 40 para categoria A (moto) e 25 para mudança de categoria.

Em Várzea Grande, as provas serão todas as terças e quintas-feiras na pista de teste na sede do Detran-MT, em Cuiabá, com o mesmo quantitativo de candidatos.

A partir da próxima segunda-feira (19.10) a banca volante do Detran-MT estará em visita aos municípios que estabeleceram a capacitação de servidores examinadores para acompanhar a aplicação da prova prática de direção.

Os demais municípios serão atendidos a partir do mês de novembro, após a conclusão da implementação das bancas fixas no interior. 

Para retomar os exames práticos com maior segurança, o Detran-MT publicou na terça-feira (13.10) uma portaria que normatiza, em caráter temporário, a realização dos exames práticos de habilitação de condutores durante a pandemia do novo coronavírus.  

Entre as medidas gerais estão: uso obrigatório de máscaras por todos os profissionais credenciados, candidatos/condutores e examinadores; disponibilização, por parte dos Centro de Formação de Condutores, de álcool em gel com concentração mínima de 70%, ou produto similar específico para assepsia do candidato e do instrutor. Também estará proibida a presença de acompanhantes ou terceiros no local de prova, inclusive de candidatos não agendados. Ao finalizar o exame, o candidato deverá deixar o local de prova imediatamente.

“Ainda estamos em época de pandemia, por isso, o retorno das provas práticas deve ser cuidadoso e gradual, respeitando as normativas de segurança estabelecida em portaria pelo Detran tanto pelos candidatos quanto pelas autoescolas e examinadores”, ressaltou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

O Detran-MT reforça ainda que todos os exames práticos de direção são agendados exclusivamente através dos Centro de Formação de Condutores.

Incremento

No mês de setembro, o Detran-MT formou 110 servidores que irão reforçar o quadro de profissionais da banca examinadora em todo Estado.

A ampliação do número de examinadores deverá reduzir a espera dos cidadãos para a realização do teste prático de direção, especialmente no caso do interior do Estado, que costuma ter uma espera maior do deslocamento da banca examinadora para a realização dos testes nas cidades, uma vez que as equipes se deslocam sempre de Cuiabá rumo aos municípios.

Com o incremento de servidores, o Detran-MT salta de quatro para 27 municípios com composição de banca fixa para a aplicação de prova prática de direção, alcançando em torno de 50 cidades.

“Esse reforço da banca examinadora faz parte do projeto de melhoria do Detran-MT na formação de condutores no Estado, proporcionando maior autonomia ao interior para que possam ter mais celeridade na aplicação das provas práticas, e não precisarem ficar mais aguardando a visita da banca de Cuiabá nos municípios”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos. 

A intenção é que até março de 2021 o Detran atenda toda a demanda represada de exames práticos em todo Estado.

As provas práticas de direção estavam suspensas desde março deste ano, quando houve o agravamento do contágio do novo coronavírus em Mato Grosso. A época, o Detran-MT acatou todos os decretos do Governo do Estado, bem como as determinações do Ministério da Saúde na prevenção a proliferação do vírus, suspendendo, temporariamente, os testes práticos para a obtenção da primeira habilitação no Estado.