APURAÇÃO
Vereador Ibrahim Zaher presidirá Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Santa Casa
Os membros da comissão terão o prazo 180 dias para conclusão trabalhos, que investigar as contas da filantrópica
16 de Março de 2025, 10h09

A Câmara Municipal nomeou, nesta sexta-feira (14), os integrantes que passam a compor a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai investigar as contas da Santa Casa de Rondonópolis. A CEI será presidida pelo vereador, Ibrahim Zaher (MDB), que foi o seu proponente original.
A comissão terá os vereadores designados como relator Vinícius Amoroso (PSB); Luciana Horta (PL) será a revisora, e os vereadores Dr. Manoel da Silva Neto (União) e Renan Dourado (Republicanos) como membros, e Alikson Reis (Podemos) e Wesley Cláudio (Novo) como suplentes.
A composição foi anunciada pelo presidente Paulo Schuh (PL), e a expectativa é que sejam convocados diretores e ex-diretores da Santa Casa para exibirem documentos e explicações sobre as finanças da instituição para os vereadores.
De acordo com Schuh, o objetivo da CEI é investigar possíveis causas da grave crise financeira que se instalou na Santa Casa nos últimos anos e assinalar saídas para esse caso.
“Todos nós, vereadores e sociedade rondonopolitana, entendemos a importância da Santa Casa para a nossa cidade e para toda a região, mas vemos que todos os anos entram recursos do SUS, de emendas parlamentares e de outras fontes para o hospital e as suas contas não fecham. Então, nós não poderíamos continuar só assistindo essa situação sem fazer nada e não procurarmos saber quais são as causas dessa crise. Mas deixo claro que o nosso compromisso é fortalecer ainda mais esse hospital tão importante para todos”, declarou.
A CEI foi aprovada no dia 6 deste mês com a assinatura dos 21 vereadores, os membros da comissão terão 180 dias para apresentar o relatório final conclusivo das investigações. Segundo os parlamentares, o objetivo é apurar a origem, valores, causas e consequências da situação financeira da Santa Casa que, conforme está sendo divulgado, acumula uma dívida de R$ 70 milhões.