NA MIRA
Em coletiva, Pátio diz que recebe operação da Polícia com “estranheza”
Em sua defesa, prefeito volta a dizer que cancelou compra de R$ 715 mil e que MPC foi induzido a erro
16 de Junho de 2020, 11h49
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, acabou de conceder uma entrevista coletiva à imprensa local sobre a Operação Stop Loss, deflagrada na manhã de hoje (16) pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Regional, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público de Contas (MPC). Logo após a emissão de uma nota assinada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito saiu em defesa dos servidores alvos das investigações e disse que o Judiciário foi induzido a erro.
“Eu lamento profundamente essa operação e digo que ela foi para investigar algo inócuo porque a nossa administração sequer comprou estes materiais de limpeza e os papéis higiênicos que estavam nestes dois processos”, se defendeu o prefeito. A suspeita em questão é a de superfaturamento e outras irregularidades na aquisição de materiais de consumo para o combate à pandemia da Covid -19 feitas pela Prefeitura de Rondonópolis.
De fato, como já noticiado, a Prefeitura voltou atrás da compra de quase R$ 715 mil em papel toalha, papel higiênico e produtos de limpeza, após pressão popular, política e da imprensa. O prefeito, porém, admitiu que deu andamento ao trâmite. “Eu licitei e cheguei a empenhar. Cheguei até a adquirir (os produtos), mas, não consolidei (a compra). Destratei, e, mesmo assim, tudo o que eu estava fazendo era correto”, disse. “A lei da dispensa de licitação me dá o direito de fazer tudo isso de forma correta, com parecer da Procuradoria. O sensacionalismo foi tão grande que decidi destratar”, completou.
Sobre a Procuradoria, um dos alvos da Operação Stop Loss quase foi justamente Arthur Rodrigues de Souza Oliveira, procurador da Prefeitura de Rondonópolis (o pedido acabou negado). Além dele, a secretária Izalba de Albuquerque e uma servidora da Saúde. “O MPC se induziu ao erro, mas nós vamos mostrar tudo isso e queremos comunicar para a sociedade que fique tranquila porque todas as medidas que foram tomadas em Rondonópolis foram corretas”, argumentou o prefeito.