AGRICULTURA FAMILIAR

Com apoio do REM MT, sistema de compras on-line de produtos da agricultura familiar gera renda para agricultores

Atualmente, o sistema está funcionando nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte e Colíder

por Da redação

16 de Agosto de 2022, 10h36

None
Divulgação

O produtor Valdeir Aparecido Dim, que possui um sítio no município de Nova Canaã, região do Portal Amazônia, em Mato Grosso, estava desanimado em vender seus peixes, frutas e verduras para o supermercado. "A gente plantava, produzia e colhia. E quando entregava no mercado, não tinha venda certa. Na maioria das vezes, a gente acabava voltando com aquela mercadoria. Certa época, todo mundo tinha um tipo de coisa e o mercado acabava não pegando os produtos da gente", recorda. 


O ponto de virada aconteceu quando o agricultor familiar que se cadastrou no Sistema de Comercialização Solidária, o Siscos, que é um sistema de compras online que facilita a comercialização de produtos. O projeto foi desenvolvido pela organização socioambiental Instituto Ouro Verde (IOV), que é apoiado pelo Programa REM Mato Grosso.


"Com o Siscos, a gente viu uma porta de saída. Uma porta a mais pra gente estar entregando a mercadoria. A gente acreditou e depositou ficha nesse sistema de comercialização, e hoje, ele tem aumentado cada vez mais as nossas vendas", comemora Valdeir, um dos principais fornecedores do sistema. 


Conforme explica Elisangela Sodré, consultora para Assessoria de Gestão, Divulgação e Comunicação do Siscos, a iniciativa nasceu há um pouco mais de 10 anos, como uma alternativa que pudesse apoiar a produção, comercialização e consumo de produtos da Agricultura Familiar da região, priorizando as relações de trabalho justas e em harmonia com o meio ambiente, com cooperação e solidariedade. 

VENDA GARANTIDA


Ela ressalta que com o sistema, os agricultores familiares não ficam refém de uma lógica de ter que ofertar por demanda, fazendo, assim, um contraponto à ordem econômica e social vigente.


"O produtor tem no Siscos uma alternativa de oferecer seus produtos excedentes! E o mais interessante, são os agricultores que vão direcionar o que tem disponível para a venda, independente da quantidade. Um agricultor que tem 2 dúzias de ovos, por exemplo, pode disponibilizar seu produto e o sistema o apoia com a divulgação, logística e o recebimento do que vendeu", explica a assessora. 


Ela destaca ainda que o sistema tem sido um grande agregador de renda para as famílias inseridas no processo. 


"Tem famílias que conseguem 1/4 de sua renda do Siscos e famílias que metade da renda vem do Siscos. Variando de R$350 a R$ 2.000 por mês, de uma família para outra família", cita ao acrescentar que o objetivo não é ser a única fonte de renda, mas um complemento para que famílias camponesas possuam uma alternativa a mais para comercializar seus produtos. 


Um exemplo de geração de renda é o sítio do casal Antônia Soares de Brito Oliveira e José Severino de Oliveira. A partir do Siscos, eles conseguem tirar uma renda extra de até 3.500 por mês. 


"O Siscos tem transformado a vida da nossa família, possibilitando bastante a diversificação e a visibilidade de alguns produtos. E isso se deu não só na renda, mas também na alimentação, pois a gente passou a comercializar produtos diferentes e também a inserir na alimentação. Antes, as vendas eram feitas só por atacado para a cooperativa", acrescentou Antônia, que possui uma propriedade na zona rural do município de Carlinda.

"O sistema de encomendas fica disponível de sexta-feira até terça-feira, nas plataformas online, aplicativo ou site. Lá, os consumidores cadastrados conseguem entrar e fazer as encomendas dos produtos disponíveis. Toda semana, uma lista nova vem dos agricultores e é lançada no sistema", explica Elisangela.  

Depois disso, as entregas são realizadas nas sextas-feiras, nos quatro municípios. Em Alta Floresta e Colíder, existem as opções à domicílio ( com uma taxa de entrega) e para retirar no campus da Unemat. Já em Nova Canaã e Carlinda, tem a opção de entrega à domicílio.


COMO PARTICIPAR


Elisangela explica que para ser um fornecedor do Siscos é preciso se encaixar em alguns critérios, entre eles: ser agricultor familiar, utilizar práticas agroecológicas, ter produtos diferenciados dos outros fornecedores que já estão nos grupos e participar das reuniões dos grupos de produtores inseridos nos Siscos. 


As famílias interessadas em participar da rede podem tirar mais dúvidas AQUI.

 

COMO COMPRAR


Em relação a quem pode comprar os produtos, Elisangela destaca que eles estão disponíveis a qualquer pessoa que more em um dos quatro municípios onde o sistema opera. 


Os consumidores interessados podem se cadastrar por AQUI