OLHOS NO AR

Justiça Eleitoral utilizará drones para combater crimes eleitorais

Cerca de 30 agentes de segurança participam de treinamento para operar o equipamento

por Da redação

16 de Agosto de 2022, 08h26

None
Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fará o monitoramento, por meio de drones, de locais de votação e eventuais pontos suspeitos de ocorrência de crimes eleitorais. Trata-se de uma ação cooperativa entre a Polícia Federal e forças de segurança estadual e municipal. Uma turma com mais de 30 agentes de segurança está sendo capacitada pela Polícia Federal para operar os drones.

O treinamento teve início no último dia 12 de agosto, com a parte teórica. A atividade prática será realizada até o final deste mês.

“Nós montamos uma estrutura de inteligência para combater os crimes eleitorais. Estamos trabalhando muito para garantir um pleito transparente e limpo. O uso de drones certamente vai facilitar uma atuação mais rápida das forças policiais contra aqueles que não respeitarem a legislação eleitoral, além da maior produção de provas para os processos”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Para o oficial de inteligência que atua na coordenação da Câmara Técnica de Inteligência instalada no TRE-MT, Diogo Amorim, a agilidade entregue pelos drones será um ponto determinante durante o período eleitoral. “O uso de Drones nas eleições 2022 em Mato Grosso é mais um avanço nos esforços para garantir um pleito eleitoral seguro e transparente. Essa tecnologia, utilizada como ferramenta pela Inteligência, visa auxiliar as forças de segurança através do monitoramento dos locais de votação, na prevenção e repressão de eventuais crimes eleitorais. Além disso, fornecerá em tempo real consciência situacional para às autoridades”.

O planejamento da Justiça Eleitoral é contar com mais de 50 drones em todo o estado. Os equipamentos são capazes de identificar pessoas a mais de 100 metros de distância, sem que os alvos percebam o efetivo monitoramento por parte da força policial.