MEIO AMBIENTE
PF, em ação conjunta, combate crimes ambientes praticados na Terra Indígena Tereza Cristina
Ao longo da ação, uma pessoa foi presa por pesca ilegal. O indivíduo foi flagrado portanto 54kg de peixe.
17 de Outubro de 2024, 07h43
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o IBAMA e a FUNAI, realizou entre os dias 12 e 14/10 ações de fiscalização de combate a crimes ambientes praticados no interior da Terra Indígena Tereza Cristina, localizada no município de Santo Antônio do Leverger/MT. O objetivo da fiscalização é a repressão aos ilícitos ambientais de desmatamento, pesca ilegal e usurpação de bens da União na referida localizada.
Ao longo da ação, uma pessoa foi presa por pesca ilegal. O indivíduo foi flagrado portanto 54kg de peixe. Além disso, os órgãos policiais e de fiscalização verificaram o desmatamento de grandes áreas no interior da terra indígena.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas ali presentes que, ao propiciar o desmatamento, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região, poluem os rios que abastecem os municípios, gerando dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.