ANÚNCIO DO MINISTRO

Polícia poderá usar armas apreendidas com bandidos

por GazetaMT

17 de Agosto de 2016, 15h20

Polícia poderá usar armas apreendidas com bandidos
Polícia poderá usar armas apreendidas com bandidos

O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, anunciou ontem ter redigido dois decretos para ajudar as polícias estaduais no combate ao crime organizado.

O primeiro autoriza o uso, por policiais, de armas de alto poder de fogo apreendidas com bandidos. O decreto suspende o envio dessas armas para o Exército destruí-las. O anúncio foi feito durante coletiva sobre a operação para prender criminosos que atacaram policiais da Força Nacional de Segurança e mataram um soldado.

"Conversei com os chefes militares e eles concordaram com a ideia. As armas não precisarão mais ser destruídas, elas poderão ser usadas por policiais. O decreto será assinado até o fim do mês e já entrará em vigor" afirmou o ministro.

O segundo decreto será para facilitar a compra de armas pelas polícias. Moraes, quando foi secretário de Segurança Pública de São Paulo, disse que a burocracia dificultava a aquisição de armas. "Tivemos de esperar 9 meses para comprar 740 fuzis. As polícias necessitam de armamento sofisticado para combater o tráfico de armas e de entorpecentes" revelou o ministro.

Alexandre Moraes disse ainda ter solicitado uma reunião com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele quer que o Ministério dê apoio logístico, financeiro e operacional aos agentes.

"Criaremos 5 núcleos permanentes de inteligência e operação para combater traficantes de armas e de drogas. Estes núcleos serão instalados no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul porque estes Estados fazem fronteira com Bolívia e Paraguai [países que têm tráfico de drogas e armas]. E no Rio e em São Paulo porque são os principais Estados consumidores de drogas e entrada de armas pesadas."

 

Com informações O Dia