Jeane Alves

Ano novo e suas finanças, como ficam?

por Jeane Alves

18 de Janeiro de 2021, 09h28

None
Divulgação

Quando iniciamos um novo ano, renovamos com ele nossas esperanças, nossos sonhos, nossa lista de desejos, criamos novos projetos e/ou renovamos aquele que, por algum motivo, não foi concretizado no ano que passou. Iniciamos 2021 e já separou um tempinho para pensar como você deseja que aconteça nesse ano, elaborar o seu planejamento financeiro pessoal?

Sonhos e desejos sem planejamentos são só sonhos. Mas, a partir do momento que se faz um plano, focando nas prioridades e colocando metas, os sonhos passam a ser propósitos com tempo certo de concretização. A educação financeira pode te proporcionar muitas ferramentas para auxiliá-lo nesse processo e que traz transformação para sua vida.

O planejamento financeiro é pessoal e único. Envolve no mínimo dois aspectos: o comportamental e o técnico. Talvez você nunca tenha parado para pensar nessa dimensão.

O aspecto técnico são as planilhas de gastos e os recebimentos diários, mensais, montar a reserva financeira e os investimentos de acordo com a suas prioridades. Já o comportamental busca reconhecer os conflitos internos e externos. Identificar e substituir as crenças e os preceitos financeiros que adquirimos durante nossas vida e que nos bloqueiam, impedindo o desenvolvimento de nossas finanças e a adoção de hábitos que farão a rotina mais equilibrada.

Não adianta entender tudo da parte técnica, entender tudo de planilha, gestão de patrimônio se não desenvolver os hábitos e comportamentos que vão te fazer enriquecer de verdade e ter mais dinheiro para gerenciar. Como também não adianta criar hábitos e comportamentos se não faz a menor ideia de como fazer a gestão dos recursos.

Se você já tem o hábito de fazer esse planejamento, sabe a importância de elaborar e o impacto que traz para sua vida. E, para quem ainda não separou esse tempo todo seu, sugiro que inicie esse ano com esse ato de amor e cuidado por você e sua família.

*Jeane Alves é educadora financeira e compartilha conteúdos relacionados à finanças no @jeane.malves