None

Sindimed-MT discute concurso e horário estendido dos médicos nas Unidades Básicas

Outro ponto colocado foi a aquisição de insumos e medicamentos pela SMS para dar suporte necessário aos atendimentos

por Da redação

18 de Janeiro de 2022, 08h06

None
Divulgação

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso(SIndimed-MT) se reuniu na última segunda-feira(17) com gestores da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) para cobrar o  concurso público e também discutir como vai funcionar as  contratações emergenciais e a regulamentação do trabalho médico em razão do horário estendido nas Unidades básicas de saúde, conforme definido no Decreto Municipal n. 8930/2022.

Segundo a SMS, o  processo do concurso está em andamento e aguarda os apontamentos da Secretaria de Gestão, para posterior análise da Comissão de Elaboração do Edital do Concurso. 

Ainda nesse concurso serão definidas questões relativas ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários da classe médica (PCCS), com o objetivo de ser previamente aprovado antes da publicação do edital do certame.

O sindicato ponderou que nesse momento em que existe um aumento do número de casos de Covid-19 e surge uma epidemia de síndrome gripal, não há tempo hábil para o Município aguardar a realização do processo seletivo, já que o aumento pela procura dos serviços de saúde, somado a carência de profissionais, sobrecarregam as equipes de saúde, muitas delas desfalcadas de seus componentes que se encontram afastados por doenças e pela rotatividade médica nas unidades de saúde do município de Cuiabá. “Há a necessidade urgente da contratação temporária de profissionais para incrementar o atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios e aliviar o desgaste das equipes de saúde, que lutam há dois anos contra o avanço da Covid-19”, disse o presidente do Sindimed-MT Adeíldo Lucena.

Na reunião ficou acertado ainda que para regulamentar o descanso e as horas extras dos médicos será editada uma portaria concedendo uma hora de descanso ao médico de plantão na unidade.

Nesse período poderá sair da unidade para realizar suas refeições. Ficou assegurado o pagamento das horas extraordinárias enquanto perdurar esse regime de trabalho.

“Sabemos que essas contratações temporárias nesse momento são cruciais, mas é necessária a expansão do atendimento com criação de equipes de triagem em vários pontos da cidade, visando melhorar o acesso dos pacientes e aliviar as equipes de saúde da família, UPAS e Policlínicas”, lembrou Adeíldo.

Outro ponto colocado foi a aquisição de insumos e medicamentos pela SMS para dar suporte necessário aos atendimentos.

Nesse sentido, como a situação exige, o sindicato dos médicos anota a necessidade da retomada dos trabalhos pelo Estado na Arena Pantanal, ampliando assim a assistência à população nesse momento de crise.

“O Sindimed-MT seguirá acompanhando os trabalhos da secretaria e tão logo se realizem as discussões em torno do novo PCCS manterá a categoria informada”, disse o assessor jurídico do Sindicato Bruno Álvares do Escritório Vaucher e Álvares.