ATÉ QUANDO

Novela da entrega do prédio da Unemat em Rondonópolis segue a passos lentos; Alunos protestam

Na construção já foram investidos R$ 8 milhões e complexo teria capacidade para 1.800 estudantes

por Da redação

18 de Outubro de 2022, 08h27

None
Divulgação

Os alunos dos cursos de direito, ciência da computação, engenharia civil e letras da Unemat em Rondonópolis promoveram um manifesto nesta segunda (17), nas dependências do prédio que foi construído pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada e até o momento os universitários não conseguem usufruir da estrutura.

O imbróglio já se arrasta por alguns meses após o término da obra, que é exaustivamente citada por Zé do Pátio em suas entrevistas a imprensa, mas o fato é que a jogada do prefeito em construir o prédio e assim pressionar a direção da Unemat para se instalar de vez na cidade não deu certo e assim o impasse continua com os alunos tendo que aulas em salas cedidas pela escola estadual professora Stela Maris Valeriano da silva, no bairro Edelmina Querubin.

A princípio, além da questão de política educacional interna da Unemat, as instalações necessitam ainda da finalização do projeto da rede elétrica do complexo, onde alguns blocos ainda não têm energia. E abriga atualmente a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia.

Em entrevista recente, Zé do Pátio ameaçou “tomar” o prédio da Unemat e utiliza-lo para outros fins educacionais, em caso de demora da definição por parte da direção da Unemat.

Atualmente os cursos são bancados com emendas parlamentares com do Deputado Estadual Thiago Silva(MDB) e repasses feitos pela prefeitura de Rondonópolis. Isso causa insegurança em relação à continuidade e impede a definição de projetos de médio e longo prazo principalmente no que diz respeito às pesquisas e atividades de extensão.