CIDADANIA

Por Dentro do Parlamento retoma atividades na ALMT

Vinte e cinco alunos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Várzea Grande conheceram o edifício sede e o trabalho dos parlamentares.

por Da redação

18 de Março de 2023, 09h11

None
Divulgação

A Assembleia Legislativa, por meio da Superintendência do Planejamento Estratégico, iniciou nesta semana as atividades do programa Por Dentro do Parlamento para o ano de 2023. A equipe técnica do Programa recebeu 25 alunos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Várzea Grande.

Os alunos participaram de uma palestra com o professor de história, Edevanilton Lima Oliveira, que falou um pouco da história da Assembleia Legislativa e como é desenvolvido o trabalho dos deputados. Na sequência, os visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (UB) e pelo deputado, Julio Campos (UB) e depois, e conheceram as dependências da Casa.

“É formidável os cidadãos e estudantes conhecerem o Parlamento, conhecerem as funções dos deputados, e também, o que a Casa faz para a sociedade. Precisamos trabalhar nessa relação entre deputado e população, porque o futuro político está nessa parceria”, destacou o presidente da Assembleia.

Júlio Campos destacou a construção de um campus do IFMT no município. “Muito importante a visita dos estudantes na Assembleia, porque a maioria não conhece como um deputado trabalha. Desse modo, eles tem a oportunidade de conhecer e falar com os parlamentares", disse o deputado Julio Campos (UB).

De acordo com o palestrante, professor Edevanilton Lima, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), mostram que, na última eleição, 51,33% do eleitorado mato-grossense não elegeram os deputados estaduais que eles votaram,. Ele espera que, a partir dessa aproximação com o Parlamento, o quadro seja alterado.

“Essa visita é o marco inicial, porque é a primeira de muitas visitas que ainda virão neste ano. Entendemos que o Por Dentro do Parlamento é importante pois é uma oportunidade das pessoas compreenderem um pouco mais o que é de fato o Poder Legislativo, o que a Assembleia Legislativa cumpre como missão social, ou ainda, como cada parlamentar faz com que os processos legislativos atendam a sociedade”, destacou.

"Jamais tinha entrado no prédio da Assembleia e não conhecia suas repartições. Para mim foi um aprendizado e conhecimentos importantes para a minha vida profissional”, disse a aluna do primeiro semestre do curso de Gestão Pública do IFMT/Várzea Grande, Camila Verão.

“Para mim significa muito a visita. Pelo que entendo a Assembleia é responsável por cuidar do nosso Estado e nossas leis. Essa é a segunda vez que venho aqui, mas por outro motivo. Agora tive conhecimento da função dos deputados e outros setores”, disse a aluna e líder de sala, Vitória Oliveira.

“É uma turma de calouros e, costumo fazer uma ponte da teoria da sala de aula com a prática. Dividimos a visista em três partes, que são, Executivo, Legislativo e Judiciário, e levo os estudantes para vivenciarem a prática e essa visita proporciona isso”, explicou a professora do IFMT, Hellen Bucair.

“Essa iniciativa surgiu porque eu só fui conhecer (o Parlamento) depois de ser professora, então, acho importante esse contato deles com a prática. A ideia é aliar os dois conhecimentos, que são a prática e teoria. Após essas visitas, os alunos farão um relatório, justamente para fazer esse link de sala de aula com a vivência de prática”, completou a professora.

Por Dentro do Parlamento - O Programa tem por objetivo apresentar a sede do Poder Legislativo do Estado e as atribuições dos deputados, bem como aproximar cidadãos e seus representantes políticos, por meio de visitas guiadas.

O serviço foi implantado há 26 anos, em 1º de novembro de 1997, e oficialmente instituído por meio da Resolução nº 4.867, de 12 de abril de 2007.

Para participar do Projeto, os interessados podem entrar em contato com a Superintendência de Planejamento Estratégico, através dos telefones 3313-6282/ 3313-6288 ou pelo e-mail: [email protected] e solicitar por meio de um ofício, devidamente assinado pelo responsável da instituição, a participação no Projeto Visita ao Parlamento Mato-grossense. ALMT disponibiliza um ônibus para transporte dos visitantes em um raio de até 100 km da capital, além de um lanche que é oferecido no intervalo.

“Como nós estamos iniciando uma nova legislatura, essa visita significa o recomeço de um trabalho que já existe há 26 anos, com estrutura e propostas novas. Durante as visitas mostramos toda a infraestrutura da Assembleia e o trabalho do deputado no dia a dia”, disse a coordenadora do programa, Raquel Juliano Jassniker.

A programação inclui a visita ao Plenário durante uma sessão, a um gabinete, ao Teatro Zulmira Canavarros e ao Instituto Memória, além de outrass dependências do prédio, palestra sobre o funcionamento do Parlamento, das secretarias, sobre o papel dos deputados e da sociedade.